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Mostrando postagens de 2015

FELIZ NATAL!!!

DICAS: Cuidados importantes com a atividade física em dias mais quentes!

Com o calor e o sol, o corpo precisa de cuidados não apenas com seu metabolismo e nutrição, mas também com o exterior. Segue dicas importantes para você!!! Usar roupas leves: No verão, as roupas leves e recortadas devem ser as principais escolhas. Tecidos que permitem a transpiração e a respiração da pele, além comprimentos mais curtos ajudam a refrescar o corpo e tornar o exercício mais agradável. Usar protetor solar: O protetor solar, por sua vez, deve ser aplicado por todo o corpo, cerca de 30 minutos antes de sair ao sol. Prefira opções que garantam a fixação mesmo na água: ainda que seu esporte não seja aquático, o suor pode remover os produtos mais fracos. Usar óculos com fator de proteção: Além de bonés e viseiras, invista também em um óculos solar com fator de proteção. O acessório não só melhora a visibilidade durante o exercício, mas também previnem incômodos e problemas nos olhos. Hidratar e refrescar o corpo: Obviamente, a hidratação via o

FAROFA FUNCIONAL PARA O NATAL!

INGREDIENTES §   2 xícaras de farinha de mandioca fina §   1/2 xícara de aveia em lâminas §   ½ xícara de amaranto em flocos §   1 xícara de castanha de caju picadas §   1 cebola cortada em cubos grandes §   1 cenoura média ralada no ralador fino §   1 colher de chá rasa de açafrão da terra §   Sal rosa (himalaia) a gosto §   Pimenta da síria a gosto §   ½ xícara de azeite de oliva + 3 colheres de sopa de manteiga ghee (ou use um só ou óleo de coco). A mistura dos dois equilibra o sabor da manteiga com o azeite) §   Salsinha picada e chia em grãos para finalizar MODO DE PREPARO Adicione a manteiga ghee em uma panela ou frigideira grande, adicione a cebola e uma pitada de sal e pimenta síria. Deixe refogar até ficar transparente, depois acrescente a cenoura. Adicione a farinha de mandioca e refogue bem, para cozinhar, depois adicione a aveia, amaranto e castanhas, mexa sempre para cozinhar as farinhas, adicione o açafrão, mexa. Para servir adicione a

RECEITA FIT: Panqueca de Batata Doce

INGREDIENTES §   1/2 xícara de purê batata doce §   2/3 xícara de água §   2 ovos §   3 colheres de sopa de farelo de aveia §   1 colher de sopa polvilho doce §   3 colher de sopa de óleo de abacate §   1 pitada de sal rosa (Himalaia) MODO DE PREPARO Bata todos os ingredientes no liquidificador. Unte uma frigideira anti-aderente e coloque cerca de uma concha, gire a frigideira para cobrir o fundo. Faça sempre em fogo baixo! Toste a panqueca dos dois lados, recheie e está pronta! Rendem 7 panquecas pequenas! O recheio pode ser com peito de frango desfiado, requeijão light ou da sua preferência.

APROVAÇÃO NO MESTRADO DA UTFPR!

Boa Tarde Pessoal! Estive sumida do blog devido minha defesa do Mestrado da UTFPR que foi quarta-feira dia 09/12. Gostaria de dividir com todos os familiares, amigos, alunos e pacientes esta conquista, este presente de Natal 2015! Muito obrigada a todos que direta ou indiretamente me auxiliaram nesta vitória. Um super abraço carinhoso a todos.

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS: Minha história profissional

Hoje é um dia muito especial. Eu particularmente sou apaixonada pela área de nutrição na infectologia. Minha história como nutricionista começou no Hospital Oswaldo Cruz de Curitiba em 2002, sendo um hospital específico para pacientes com HIV/AIDS. Foi o meu primeiro estágio com a querida e única, Nutricionista Glória.  No hospital trabalhei na cozinha hospitalar para dietas exclusivas e atendimento ambulatorial direta aos pacientes para avaliação nutricional (peso, altura, porcentagem de gordura, etc...). Logo, para conclusão do curso de nutrição, fui para o estágio no Hospital do Trabalhador, na Infectologia, novamente com a Nutricionista Glória, que trabalha até hoje no Hospital, o que é um presente para o local e estagiários da nutrição. Neste local, na infectologia, trabalhei diretamente com os pacientes com HIV/AIDS novamente, além de trabalhar na manipulação de dietas enterais para estes pacientes. Não podia ser diferente, meu trabalho de conclusão de curso, foi sobre H

Ghee - manteiga clarificada e seus benefícios à saúde!

Você já ouviu falar da ghee? Ela é um alimento fundamental na mesa das famílias indianas e nos cardápios da alimentação Ayurveda. Trata-se da manteiga clarificada, sem a lactose e as toxinas da manteiga tradicional. Ela é famosa não apenas pelos benefícios nutricionais, mas também pelas propriedades terapêuticas. Assim como a manteiga tradicional, a ghee é feita do leite da vaca ou da búfala. A diferença é que passa por um processo de clarificação, onde é retirada toda a lactose, sal e qualquer toxina que possa fazer mal ao organismo. Por isso ela é considerada mais pura e benéfica do que a manteiga normal. A ghee contém vitamina A, o que a torna uma excelente antioxidante, prevenido o envelhecimento precoce e protegendo as células dos radicais livres. Além disso, ela tem poder anti-inflamatório. Por não conter sal nem toxinas, ela não aumenta a retenção de líquido. Alguns estudos apontam que esse alimento ajuda na prevenção do câncer de mama. O sabor da manteiga clarificada

Os benefícios da Alfarroba para a saúde!

A alfarroba é sua vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado, utilizada pela indústria de alimentos na produção de gomas e espessantes. O pó ou farinha de alfarroba derivado da polpa da vagem torrada e moída é utilizado para substituir o cacau. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), em torno de 38 a 45%. A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1- colaboradora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora na atitude mental e o raciocínio – tanto quanto o aspargo ou morango, a mesma quantidade de niacina (mantém a boa condição da pele) do feijão fava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A, que é essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da

Guia de Calorias dos Sucos de Frutas:

  Valor calculado com base em um copo de 200 ml (sem açúcar) 1. Limão: 10 calorias 2 . Maracujá: 31 calorias 3. Suco verde: 45 calorias 4. Laranja: 90 calorias 5. Uva: 134 calorias 6. Acerola: 19 calorias 7. Abacaxi com hortelã: 47,5 calorias 8. Melancia: 67 calorias 9. Açaí: 166 calorias 10. Morango: 47 calorias

Sarcopenia: Tratamentos Nutricionais

A Sarcopenia é uma síndrome caracterizada pela perda progressiva e generalizada da força e massa muscular, além do aumento da flacidez na pele, que ocorre em conseqüência do envelhecimento. Neste sentido, diversos estudos têm demonstrado que a atividade física (em particular o exercício de resistência) e intervenções nutricionais específicas podem melhorar a força e massa muscular em idosos. As estratégias nutricionais têm o foco de utilizar alguns nutrientes com a capacidade de promover o anabolismo protéico muscular e/ou prevenir a perda muscular. Desta forma, procure seu Nutricionista Clínico, pois apenas um profissional capacitado poderá recomendar os suplementos corretos para tratamento da Sarcopenia.

Benefícios e propriedades do Mirtilo

Ricos em antioxidantes, os frutos são eficazes no combate ao câncer e ao envelhecimento, pois ajudam a bloquear e neutralizar os radicais livres, responsáveis pela formação de células de câncer e pelo envelhecimento precoce. Considerado como o fruto da juventude, devido à presença dos antioxidantes, o fruto previne ainda doenças cardiovasculares. É indicado para dietas de hipertensos, além de reduzir o colesterol, auxiliar o aparelho urinário prevenindo e tratando infecções, ajudar no bom funcionamento do aparelho digestivo e pode ser usado no tratamento de diabetes, da retinopatia diabética, na falta de perfusão renal e no pé diabético, pois possui ação cicatrizante. Além disso, o mirtilo é rico em vitaminas C, K, manganês, fibras alimentares e possui ainda outras vitaminas e minerais em pequenas, embora significativas, quantidades. O fruto possui ainda sais minerais, ácido cítrico, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganésio, riboflavina, açúcares, pect

ZINCO: Você nem imagina como ele é importante!!!

O Zinco é um microelemento que está presente em quase todas as células do nosso corpo e atua em milhares de funções corporais, desde o crescimento celular adequado até a produção de testosterona. Infelizmente, a atividade física, o processamento de alimentos e o envelhecimento podem levar à deficiência de zinco em nosso corpo. Evitar a deficiência de zinco é fundamental para a manutenção do sistema imune e para nossa saúde de uma forma geral, por isso, na sua consulta Nutricional Clínica não esqueça de solicitar seu exame sanguíneo para saber como esta a sua dosagem de zinco no organismo. Veja abaixo os sintomas da deficiência de zinco no organismo: ·        Anorexia- pelo aumento dos níveis de norepinefrina e alterações no hipotálamo; ·        Retardo no crescimento e defeito no crescimento fetal; ·        Cicatrização lenta; ·        Intolerância à glicose pela diminuição de produção de insulina; ·        Hipogonadismo, impotência sexual e atrofia testicular;

RECEITA DA SEMANA: SUCO ANTI-GORDURA:

Ingredientes 1 pedaço médio de inhame sem casca 1 beterraba com casca 2 folhas de couve 1 cenoura com casca 1 maçã com casca e sem sementes ½ copo (100ml) de suco de laranja 2 cubos de gelo Modo de Preparo Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. Essa receita fica melhor na centrífuga, sem água.

BENEFÍCIOS DA LENTILHA A SAÚDE!

Para evitar a presença dos radicais livres e seus malefícios ao organismo, o ideal é investir em uma alimentação equilibrada e incluir no cardápio alguns itens que são ricos em fibras e em MOLIBDÊNIO , comumente encontrado em leguminosas como ervilha, feijão e lentilha. Além de atuar como antioxidante, ele também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, pois é um mineral necessário para enzimas relacionadas a diversas reações químicas no organismo, como, por exemplo, neutralizar o enxofre liberado no processo de conversão de proteínas. O consumo diário do alimento também auxilia na redução do colesterol e dos níveis de açúcar no sangue, além de reduzir a ansiedade, a compulsão alimentar e melhorar o sono e o bem estar, por ser fonte de triptofano. Abaixo segue a receita da Salada de     Lentilha refrescante com Hortelã .   INGREDIENTES: ·        500g de lentilha ·        1 cebola grande ·        1 dente de alho ·        1 maço de cheiro-verde ·   

Suplementação de Glutamina: Conheça os benefícios para atletas!

A suplementação de glutamina em atletas de exercícios de longa duração está relacionada com melhora da função imune, e evidências também sugerem que a suplementação de glutamina possa equilibrar a síntese e degradação de proteínas musculares e pode estar relacionada com aumento de síntese de glicogênio pós-exercício físico, desta forma, segue abaixo uma tabela explicativa sobre os benefícios da suplementação quando necessário e indicado por um profissional Nutricionista. REFERÊNCIAS: ·         Newsholme P, Krause M, Newsholme EA, Stear SJ, Burke LM, Castell LM. BJSM reviews: A to Z of nutritional supplements: dietary supplements, sports nutrition foods and ergogenic aids for health and performance--part 18. Br J Sports Med. 2011 ;45(3):230-2. ·         Agostini F, Biolo G. Effect of physical activity on glutamine metabolism. Curr Opin Clin Nutr Metab Care. 2010 ;13(1):58-64. ·         Rojero MM, Tirapegui J. Glutamina e Atividade Física. In: Tirapegui J. Nutri

URGENTE: OMS coloca embutidos na lista de alimentos cancerígenos!!!

O consumo de produtos como salsicha, linguiça bacon e presunto, aumenta o risco de câncer do intestino em humanos, afirma um novo relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) publicado nesta segunda-feira (26/10/15). De acordo com o documento, a carne processada é um fator de risco certo para a doença, e carnes vermelhas de um modo geral são um fator de risco "provável". As carnes processadas foram colocadas na lista do grupo 1 de carcinogênicos – que já inclui tabaco, amianto e fumaça de diesel – para os quais já há “evidência suficiente” de ligação com o câncer. O relatório foi feito pela IARC (Agência Internacional de Pesquisa do Câncer), órgão ligado à OMS. Um estudo de meta-análise estima que cada porção diária de 50 gramas de carne processada aumente o risco de câncer colorretal em 18%. Esse tipo de câncer é hoje o segundo mais diagnosticado em mulheres e o terceiro em homens, e está matando 694 mil pessoas por ano (segundo dados de 2012 da OMS, os mais rec

DICA DA SEMANA: Empório São José (Para Dietas Especiais)

Olá Pessoal! Gostaria de dividir com vocês uma dica de qualidade, economia e praticidade que vale a pena, o Empório São José, local maravilhoso porque concentra em um único espaço produtos de marcas conceituadas e conhecidíssimas para dietas especiais, como: sem lactose, sem glúten, sem açúcar, integrais, e muito mais... e o melhor de tudo, com preços especiais, pelo que pude ver na loja, preços bem abaixo em relação aos comparados nos mercados, vale a pena! Pois sabemos que produtos diferenciados e de qualidade custam caro para dietas especiais. Segue abaixo o contato do local! Abraços.

Riscos do consumo da água armazenada em PET esquecida no carro!

Pesquisadores da University of Florida testaram dezesseis marcas de água engarrafada mantidas a 70ºC por quatro semanas. Eles verificaram aumentos significativos nos níveis de antimônio e BPA que se transferiram do plástico para a água. Por isso nem pense em beber aquela água que ficou no carro por horas de baixo do sol! Garrafas de água são feitas de plástico, mais especificamente, um tipo de plástico chamado politereftalato de etileno, o PET. Quando aquecido, esse material solta dois compostos químicos: o antimônio e o bisfenol A. O primeiro é reconhecido como cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde. O segundo está relacionado à desregulação hormonal e a sérios problemas de desenvolvimento infantil. Pesquisas revelam indícios crescentes de que mesmo doses baixas  pode causar: * Hiperatividade; * Puberdade prematura para crianças; * Formação de gordura localizada; * Comportamento sexual fora do comum (excesso ou ausência); * Ciclos reprodutivos comp

Opióides e Glúten: Estudos Científicos sobre o assunto!

Há alguns especialistas que afirmam que o trigo pode ser viciante, mas isso ainda não é comprovado, embora exista especulação e observação sobre o estudo na área científica. Quando as proteínas são quebradas, considerando o glúten, os peptídeos que se formam são capazes de estimular receptores de opióides. Os receptores opióides são os receptores no cérebro que são estimulados por drogas como a heroína e morfina, bem como endorfinas que são liberadas naturalmente quando fazemos algo como correr. A teoria é assim: o glúten que comemos é quebrada para estes peptídeos opióides, que, em seguida, vão para o sangue e cérebro, onde causam dependência. Alguns estudos mostraram que estas substâncias foram encontrados no sangue de pacientes com a doença celíaca e evidências mostram outras teorias. A relação ainda é apenas teórica. Nenhuma prova irrefutável prova que e trigo é viciante. Resumindo, os produtos da digestão do glúten podem ser capazes de estimular os receptores opióides

Você conhece os benefícios da Macadâmia à Saúde? Confira aqui...

Macadâmias são uma rica fonte de vitamina A, ferro, proteína, tiamina, riboflavina, niacina e folatos. Além de conter quantidades moderadas de zinco, cobre, cálcio, fósforo, potássio e magnésio. A Noz Macadâmia contém antioxidantes como os polifenóis, aminoácidos, flavonas e selênio. Esta oleaginosa também é uma ótima fonte de hidratos de carbono como a sacarose, frutose, glicose, maltose e alguns hidratos de carbono com base de amido. Consumir nozes de forma regular tem um efeito positivo na saúde. Uma dieta balanceada contendo noz macadâmia promove boa saúde, longevidade e redução de doenças degenerativas, ótima para o coração, antioxidante, ajuda na perda de peso, rica em proteínas e fibras, auxilia na saúde óssea e promove a saúde do cérebro... ou seja, maravilhosa!!! Hoje, encontramos vários produtos com macadâmia, vale a pena adicionar na compra.

RECEITA DA SEMANA: Café Suíço com Cevada

A cevada, de nome científico Hordeum vulgare é um cereal que é produzido em grande escala, principalmente na Europa, na Ásia e na América do Norte. Além do seu sabor característico, a cevada é muito famosa graças aos seus nutrientes: é rica em fibras e selênio, além do fósforo, cobre, manganês e diversos outros. Por ser rica em fibras insolúveis, a cevada, quando consumida, pode ajudar ainda a evitar cálculos biliares, sendo que a proteção aumenta com a quantidade consumida. Isso acontece por as fibras acelerarem o funcionamento do intestino e reduzem a secreção de ácidos biliares que, em grandes quantidades, contribuem para a formação dos cálculos. Além disso, aumenta a sensibilidade à insulina e reduz os níveis de gordura no sangue. A cevada é rica, também, em fósforo, que possui um papel importante em cada célula do corpo, agindo na formação da matriz mineral dos ossos. É essencial ainda na formação de outros compostos essenciais para a vida, como o trifosfato de adeno

PESQUISAS: Gordura Trans no Leite Materno!!!

Os tipos de gordura consumidos por mulheres grávidas e lactantes podem ter um impacto sobre a qualidade e disponibilidade de ácidos graxos Ômega 3, importantes para o crescimento infantil. Até recentemente, presumia-se que os ácidos graxos trans não atravessavam a placenta humana. No entanto, os níveis de ácidos graxos trans encontrados na medula e no plasma materno comprovaram ser essa hipótese errada. Mas os estudos mostraram recentemente http://www.infactcanada.ca/  que estes problemas podem ser facilmente resolvidos desde que as mulheres grávidas e lactantes mudem seus hábitos alimentares a tempo, como: ·   Consumir gorduras naturais como manteiga e óleos vegetais (não hidrogenados). ·        Evitar margarinas. ·        Evitar o consumo de frituras, e em fast food, a batata frita e donuts. ·        Ler os rótulos dos alimentos preparados comercialmente e evitar alimentos que contenham gorduras hidrogenadas como os comercialmente cozidos, batatas frita

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Você conhece os benefícios do Óleo de Gergelim para saúde?

Saúde do cabelo: O óleo de gergelim tem sido tradicionalmente usado para melhorar a saúde dos cabelos. Ele pode ajudar a escurecer a cor do cabelo e também eliminar a perda de cabelo. Além disso, os efeitos anti-bacterianos do óleo de gergelim pode ajudar a eliminar qualquer um dos patógenos ou corpos estranhos que podem atacar o seu couro cabeludo ou cabelo. Saúde da Pele: O óleo de gergelim é rico em zinco, que é um dos minerais mais importantes no corpo para a sua pele. Ele pode aumentar a elasticidade da pele e a suavidade, ajudando a reduzir o aparecimento de manchas no decorrer da idade e eliminar problemas de pele, incluindo o envelhecimento prematuro. O óleo de gergelim pode também ser usado como um filtro solar uma vez que cria uma camada de proteção sobre a pele, que é outra maneira de proteger o organismo contra substâncias estranhas ou toxinas que ficam no meio da pele. algumas culturas, o óleo de gergelim tem ainda sido utilizado para o tratamento de doenças cau

DIA 01 DE OUTUBRO - DIA DO IDOSO - Parabéns Queridos!

RECEITA DA SEMANA: Garam Masala

Eu particularmente sou muito fã da culinária indiana e faço uso do Garam Massala há algum tempo, ele é uma mistura de especiarias que deve ser aquecida e triturada antes de ser utilizada e é indispensável para quem ama uma comida bem temperada! O Garam Massala pode ser equilibrado ou salientar mais algum sabor. Os indianos utilizam as especiarias em suas receitas para ajudar na digestão e no tratamento de algumas doenças.  Gostaria de dividir com vocês a minha receita, espero que gostem! INGREDIENTES: 100 g de sementes de coentro 30 g de sementes de cominho 30 g de pimenta-do-reino em grãos 15 g de gengibre seco 7 g de cardamomo 7 g de cravo 5 g de canela em pó 5 g de folhas de louro 30g de cúrcuma MODO DE PREPARO: Esquente bem uma frigideira e toste levemente os ingredientes, até que soltem um cheiro aromático e torrado. Deixe esfriar. Moa com um pilão, moedor de temperos ou no liquidificador. Guarde em um pote tampado por até 06 meses.