Dia Mundial de Luta Contra a AIDS: Minha história profissional

Hoje é um dia muito especial. Eu particularmente sou apaixonada pela área de nutrição na infectologia.
Minha história como nutricionista começou no Hospital Oswaldo Cruz de Curitiba em 2002, sendo um hospital específico para pacientes com HIV/AIDS. Foi o meu primeiro estágio com a querida e única, Nutricionista Glória.  No hospital trabalhei na cozinha hospitalar para dietas exclusivas e atendimento ambulatorial direta aos pacientes para avaliação nutricional (peso, altura, porcentagem de gordura, etc...).
Logo, para conclusão do curso de nutrição, fui para o estágio no Hospital do Trabalhador, na Infectologia, novamente com a Nutricionista Glória, que trabalha até hoje no Hospital, o que é um presente para o local e estagiários da nutrição.
Neste local, na infectologia, trabalhei diretamente com os pacientes com HIV/AIDS novamente, além de trabalhar na manipulação de dietas enterais para estes pacientes.
Não podia ser diferente, meu trabalho de conclusão de curso, foi sobre HIV/AIDS com o tema: “Capacidade da  Terapia  Nutricional  Enteral  em  Fornecer  as Necessidades Calórico-proteícas em Pacientes com HIV/AIDS Hospitalizados na Infectologia do Hospital do Trabalhador em Curitiba”. Foi um sucesso na época!
Após o término da graduação, fui voluntária da ong “pela vidda AIDS”, que existe no Brasil todo, lá fazia avaliação nutricional gratuita para pacientes.
Sabemos, entretanto, que nem todos os serviços contam com estes profissionais da área da nutrição. Sem eles, infelizmente, o paciente fica sem orientação específica que o auxilie quanto a uma alimentação adequada e individualizada.
O nutricionista passa a ser mais um importante parceiro na detecção precoce destas alterações através da anamnese alimentar, solicitação de exames bioquímicos, da realização de antropometria a cada consulta e sensibilização do indivíduo à prática da atividade física e consumo adequado de nutrientes específicos para controle destas alterações.
Em consultório e Home Care faço todas as indicações necessárias, cuidando com muito amor destes pacientes, que hoje tem uma qualidade de vida muito superior da que convive em 2002.
Agradeço a oportunidade de ajudar com a minha profissão pessoas tão maravilhosas!!! Obrigada.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS