ONCOLOGIA



























O Tratamentos para o câncer, como quimioterapia, radioterapia e cirurgias, têm o objetivo de combater a doença, porém, acabam afetando também as células saudáveis do organismo. Uma boa alimentação pode ajudar o  corpo a ter a força que necessita para reconstruir estas células.
Quantidades adequadas de calorias e proteínas são essenciais para o corpo se recuperar, e são necessárias antes, durante e após estes tratamentos, pois eles podem causar o que são conhecidos como “sintomas de impacto nutricional”.
Estes sintomas podem interferir com o desejo do paciente de comer bem, podendo ser: feridas na boca, alteração do paladar, falta de apetite, náuseas, vômitos, sentir-se satisfeito antes que você tenha comido o suficiente, dificuldade em engolir, constipação e diarréia.
Se a pessoa com câncer não comer bem, o processo de recuperação pode ser atrasado. Em alguns casos, ingestão inadequada de alimentos pode resultar em desnutrição e aumento da toxicidade do tratamento. Estes efeitos  podem impedir  o paciente de completar o plano de tratamento prescrito conforme o programado e afetar o resultado.
Quando se tem câncer, alimentar-se balanceadamente é ainda mais importante. Podem haver consequências graves se você ignorar as necessidades nutricionais do seu corpo.
A boa alimentação durante o tratamento pode ajudar a manter ou recuperar o peso, a diminuir a toxicidade ao tratamento e, com isso, pode ajudar a controlar alguns efeitos colaterais do tratamento.
Suas necessidades nutricionais não permanecem as mesmas desde o diagnóstico de câncer até a vitória da recuperação, elas vão mudar de acordo com o que seu corpo está passando e o que ele precisa.
As necessidades nutricionais podem mudar, dependendo do tipo e estágio do câncer.
Eu, como Nutricionista Clínica irei desenvolver um plano personalizado para ajudar você a gerenciar ou, pelo menos, compensar os sintomas que poderiam impedi-lo de comer.
Os atendimentos são realizados no consultório e/ou em domicilio de acordo com a necessidade do paciente. Também faço acompanhamento pós cirúrgico – Home Care.
Lembre-se em que a nutrição também faz parte do seu tratamento. Ela pode fazer uma enorme diferença na sua recuperação, na capacidade do seu organismo para lutar e na quantidade de energia que você tem.

Paciente em risco nutricional podem se beneficiar do uso de um suplemento oral concomitante com a alimentação. Seu médico e a nutricionista clínica são os profissionais de saúde habilitados a fazer esta avaliação e individualizar a dieta de cada paciente.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS