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Mostrando postagens de Março, 2015

PÁSCOA: Chocolate caseiro saudável e fácil de fazer!!!

Ingredientes: - 100g manteiga de cacau pura orgânica; - 50g massa de cacau orgânica; - 30g de cacau em pó puro orgânico; - 50g óleo de coco extra virgem; - 50g manteiga orgânica de amendoim pura sem sal e/ou sem açúcar; - 50g xarope de malte de arroz orgânico (ou mel, ou xarope de bordo, ou stevia ou o que você preferir); - 1/2 colher de chá de baunilha em pó; Modo de preparo: Em um pote de vidro ou de metal sobre uma panela com água fervendo (banho maria) derreta a manteiga de cacau, a massa de cacau, o óleo de coco, o xarope de arroz e a manteiga de amendoim. Adicione o cacau em pó e a baunilha e mexa delicadamente até incorporar totalmente. Divida a massa em forminhas de bombom de silicone ou em formas de muffin de silicone. Você pode rechear com uva ou morango. se quiser. Leve a geladeira até endurecer, por cerca de 30 minutos. Manter em geladeira até servir.

Nova vitamina E - delta-tocomonoenol!!!

A vitamina E não é uma vitamina mas uma classe de vitaminas assim como as vitaminas do complexo B. No grupo da vitamina E encontram-se os tocoferóis e os tocotrienóis. Para cada tocoferol existe um tocoferol correspondente (alfa-tocoferol e alfa-tocotrienol; beta-tocoferol e beta-tocotrienol; delta-tocoferol e delta-tocotrienol; gama-tocoferol e gama-tocotrienol). A novidade é o delta-tocomonoenol. Recentemente esta vitamina E foi descoberta na casca do KIWI (total de vitamina E do Kiwi é de 1,5 a 2,0mg/100g) e no óleo de palma, também apresentando alto poder antioxidante. A mais recente descoberta é o tocoferol derivado de animais marinhos (MDT - marine derived tocopherol), que na verdade é o alfa-tocomonoenol, que foi descoberto em ovos de salmão   http://www.pnas.org/content/98/23/13144/T1.expansion.html Já há trabalhos mostrando que este novo componente da classe da vitamina E também tem alto poder antioxidante.

Estudo científico revela benefícios da canela contra Alzheimer!!!

Cientistas publicaram um estudo na revista JOURNAL OF ALZHEIMER'S DISEASE relatando que o uso in vitro de extrato de canela (Ceylon cinnamon - C. zeylanicum)foi capaz de inibir a agregação e a formação dos filamentos de TAU , características da doença de Alzheimer (AD). O extrato também foi capaz de promover a completa desmontagem dos filamentos recombinante de TAU sem alterar o funcionamento normal das células de TAU. A TAU é uma proteína que normalmente estabiliza o citoesqueleto, mas quando seus filamentos se emaranham perdem a função de sustentação e podem levar à degeneração de neurônios. Segundo os autores do estudo, este efeito se deve à presença de antocianidinas e do composto cinamaldeído.

FIBROMIALGIA: Grupo de Pesquisa da UTFPR

Olá queridos pacientes e amigos., Gostaria de divulgar no blog a abertura das pesquisas direcionadas para Fibromialgia no laboratório LABDEN da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no qual farei parte também. Assim, você que tem o diagnóstico médico de Fibromialgia ou possui alguém na família, amigos que tenham este diagnóstico e tem interesse em participar das pesquisas direcionadas com vários profissionais ( Médico,  Fisioterapeuta, Educador Físico, Psicológo, Nutricionista, dentre outros), pode entrar em contato via e-mail repassando seus dados pessoais e telefones, pois assim, faremos um cadastro e tão logo entraremos em contato para agendarmos suas avaliações. As avaliações serão orientadas pelo Professor Dr Oslei de Matos (Coordenador do Laboratório LABDEN). E-mail para envio dos dados: cristianeoselame@gmail.com Abraços.

DIETA DO BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO: Conheça mais sobre!

Esse livro de Louise Blair (2009, editora Publifolha) só de receitas dá uma boa ajuda pra quem precisa/quer se alimentar assim mas não tem idéias de como implementar isso no dia-a-dia e quer comer um docinho de vez em quando sem sair tanto da proposta. Esse estilo de dieta beneficia diabéticos e quem deseja reduzir gordura corporal a princípio, mas a verdade é que pode reduzir, prevenir e curar uma série de problemas de saúde que as pessoas tem, desde TPM, depressão à outros relacionados com o sistema endócrino de uma forma geral. Isso acontece porque um dos maiores inimigos das nossas glândulas é o açúcar, ele é capaz de alterar o funcionamento delas de forma significativa. Não posso esquecer de acrescentar que quanto menor for o índice glicêmico da sua dieta, menos fome você vai sentir e menos desejo por carboidratos também. Já ví e estudei casos onde a pessoa só consegue de fato emagrecer ou tratar um problema de saúde relacionado ao alto índice glicêmico da dieta, aliá

Download do Livro de Receitas da Mãe Terra:

Olá Pessoal., A empresa Mãe Terra esta disponibilizando no site deles um livreto com várias receitas ótimas, deste modo, achei interessante compartilhar com vocês! Espero que gostem. Abraços. http://www.maeterra.com.br/site/index.php?page=gastronomia-natural

DICAS DE PRODUTOS ESPECIAIS:

Spaghetti de quinoa é delicioso. Além de ter menos caloria, não tem glúten! No Whole Foods custa três dólares, enquanto que aqui no Brasil (quando tem) custa 20 reais!!!   Os ROOTS To Go - Chips de Raízes Brasileiras - trazem uma combinação de texturas e temperos simples, capazes de deixar esse alimento ainda mais gostoso. Com sabores suaves, são 100% naturais, sem colesterol e sem conservantes, produzidos apenas com óleo de palma e zero de gordura trans. Os chips ainda são ricos em vitaminas, fibras e com baixa quantidade em gordura e calorias, quando comparados com batatas fritas comuns do mercado. Esta água de coco é com leite de amêndoas e proteína... uma delicia!!! É ótima para depois do exercício!

RECEITA DO LEITE DE QUINOA CASEIRO:

INGREDIENTES: 3 colheres de quinoa em grãos 250 ml de água MODO DE PREPARO: Ferver a quinoa por 5 a 10 minutos. Jogar a água fora. Voltar a colocar 250 ml de água. Esperar levantar fervura, desligar e bater no liquidificador. Coar em peneira bem fina, para obter o leite. Pode ser acrescentado cacau em pó ou bater com frutas. Caso sinta necessidade de adoçar, use um pouco de mel se não for diabético, ou adoçante stévia.

Síndrome do Intestino Irritável (SII)

A chamada Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma alteração funcional que pode ser determinada por vários sintomas como: · Desconforto abdominal ou dor abdominal; · Constipação ou  diarreia , ou alternância de uma e outra; · Muco nas fezes; · Urgência de evacuar; · Distensão abdominal e flatulência (gases). Quais alimentos devem ser evitados? Esses sintomas exercem importante impacto na qualidade de vida de seus portadores, prejudicando os estudos, a produtividade no trabalho e os relacionamentos sociais. Apesar das publicações científicas afirmarem que ainda não existe tratamento definitivo e eficaz para a doença, sabe-se que modificar a alimentação pode trazer uma melhora significativa. Além de retirar os alimentos clássicos como: · Gorduras; · Café; · Álcool; · Alimentos que produzem gases; · Adoçantes; · Glúten (proteína presente no trigo, centeio, cevada e aveia); · Leite e seus derivados; Lembrando que investigar intolerância

Dia Internacional da Síndrome de Down

NUTRIÇÃO NA INFERTILIDADE MASCULINA

Um estudo de Harvard, demonstrou  que o consumo frequente de carnes processadas foi associado a uma menor qualidade do esperma masculino. O Estudo evidencia que o consumo de alimentos ricos em Omega 3, do peixe, mais especificamente os ácidos docosahexaenóico (DHA) e ácido eicosapentaenóico (EPA), melhoram a qualidade dos espermatozóides. Isso na verdade não e novidade, a essencialidade da gordura proveniente dos peixes de águas frias, nos diversos sistemas do nosso organismo já  esta muito bem documentada  na  literatura  cientifica.   O consumo frequente de Omega 3 interfere na composição das membranas celulares, melhorando a comunicação intra e extra celular fundamentais para  que nossas células exerçam suas função metabólicas.  O consumo de substancias processadas cheias de gorduras saturadas, conservantes e hormônios interferem na qualidade do esperma, pois  aumentam a quantidade de espécies reativas de oxigênio, que são  moléculas degenerativas, presente no estres

DICA PARA PÁSCOA 2015: Chocolate com Goji Berry

Que tal uma páscoa mais saudável... provei o ActiveSlim Goji Berry em um curso que fez, ele é uma delicia! Oferece o máximo de antioxidantes altamente benéficos para o organismo, contem 50 vezes mais vitamina C que uma laranja, proteínas e nutrientes como o ferro; auxilia no processo de emagrecimento e ainda combate o envelhecimento precoce da pele, o que contribui para a sensação de prazer, resultado na melhoria do bem-estar. O Activeslim Goji Berry é feito a partir da pura massa de cacau, sem adição de gorduras trans. Adoçado com sucralose, não deixa o gosto amargo residual que faz com que chocolates diet e light sejam olhados como última opção. Não contém glúten, nem adição de açúcares e tem 27% menos calorias que os produtos similares. Vale a pena você provar! Segue o site da empresa para conhecer os demais chocolates funcionais que eles oferecem!!!     http://www.activeslim.com.br/

ENCONTRO CIENTÍFICO NATURALIS:

Olá pessoal! O Segundo Encontro Cientifico da Naturalis foi maravilhoso! O tema abordado pelo Professor Dr Henrique Freire Soares foi inovador para a área da Nutrição e Capacidade Reprodutiva Masculina, estou atualizada agora! Segue algumas fotos do evento... foi oferecido um coffee break totalmente funcional para as Nutricionistas!!! Abraços.

CHÁ AYURVÉDICO

Ingredientes: ½ col. (chá) de sementes de cominho inteiras ½ col. (chá) de sementes de coentro inteiras ½ col. (chá) de sementes de funcho inteiras Uma lasca (1 centímetro) de gengibre fresco Modo de fazer: Em uma chaleira, coloque 4 ou 5 copos de água e adicione os ingredientes assim que levantar fervura. Tampe o recipiente e deixe ferver por mais 5 minutos. Coe as sementes e o gengibre antes de colocar o chá na garrafa térmica. Se o chá estiver muito forte ou se você sentir algum desconforto inicial, reduza a quantidade de sementes para ¼ de colher (chá) durante uma semana, depois para 1/3 durante mais uma e, finalmente, recomece com ½ colher (chá). O chá deve ser feito pela manhã, colocado em uma garrafa térmica e tomado em pequenos goles durante todo o dia, morno ou quente.

RECEITA DA SEMANA: Hambúrguer de grão de bico!!!

INGREDIENTES - 2 xícaras (chá) de grão-de-bico - 3 dentes de alho descascados - 2 colheres (sopa) de tahine - 1 colher (chá) de chimichurri (tempero) - 4 colheres (sopa) de azeite aromatizado funcional (ensinado aqui no blog já!) - Farinha de quinoa (se necessário) MODO DE PREPARO 1. Lave o grão-de-bico e deixe de molho coberto com água e tampado por 24 horas. 2. Após esse período, despreze a água e bata os grãos no processador com os demais ingredientes até obter uma massa homogênea. 3. Passe essa massa para um recipiente e modele os hambúrgueres com a ajuda de um aro de metal. 4. Caso necessário, utilize um pouco de farinha de quinoa até dar liga à massa. 5. Asse em forno preaquecido a 180 °C coberto com papel-manteiga por cerca de 20 minutos.

RECEITA DO AZEITE AROMATIZADO FUNCIONAL

·        1 garrafa de 500 ml de azeite extra-virgem primeira prensa a frio (acidez baixa) ·        2 dentes de alho triturados (deixar repousar 10 minutos antes de introduzir no vidro) ·        1 rama de alecrim devidamente higienizada e bem sequinha ·        Retirar com cuidado a tampa dosadora do azeite ·        Introduzir os ingredientes (o alho triturado e a rama de alecrim) ·        Deixar em local fresco e escuro (dentro de um armário por exemplo) por uma semana antes de usar.

Dia Mundial do Rim - 12 de março!

http://www.sbn.org.br/dia-mundial-do-rim-2015

Alimentar o Humor... Você já ouviu falar?

Esse termo pode ser a explicação para aquela vontade de comer uma torradinha, salada de frutas ou até mesmo uma fatia de pão durante o dia. Mas, além de fome, o humor pode apresentar algumas mudanças com a ausência de itens essenciais para a dieta. Isso porque alguns alimentos, incluindo as massas, possuem nutrientes que induzem a formação de serotonina, dopamina e noradrenalina, principais neurotransmissores responsáveis por transmitir impulsos nervosos ao cérebro, influenciando diretamente na sensação de bem-estar. O carboidrato, por exemplo, fornece energia e níveis de glicose necessários para ativar o impulso nervoso de bem-estar, além de atingir diretamente o humor, por ser transformado em glicogênio ― substância que possui papel importante na produção de serotonina ― quando ingerido. Para ampliar a lista de compras e garantir o humor, o espinafre, brócolis, peixes, frutos do mar e sementes oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas, ajudam! Isso porque são boas fontes

Intoxicação alimentar: Cuidado!!!

De acordo com levantamento realizado pelo Hospital do Coração (HCor), o número de pacientes atendidos com intoxicação alimentar saltou de 280 para 624, o que soma um aumento de 122% entre os anos de 2009 e 2013. A falta de tempo para cozinhar, a distância entre local de trabalho e residência, além da crescente oferta de restaurantes por quilo, fast-food e outros, influenciam nesse padrão de comportamento, afirma o estudo. Os alimentos podem ser contaminados de diversas formas, seja pelo manuseio inadequado, pelo armazenamento em condições desfavoráveis ou, até mesmo, por estarem com a data de validade vencida. Por isso, é tão importante ficar atenta antes de consumir. O movimento dos ‘Food Trucks’, que tem ganhado cada vez mais destaque nas grandes metrópoles, por exemplo, deve ser acompanhado por normas rígidas de segurança alimentar para garantir condições básicas de higiene e evitar intoxicações alimentares. 

RECEITA DA SEMANA: Muffin de Quinoa

INGREDIENTES : ·        1 ovo ·       1/4 xícara (chá) – óleo de canola ·       1/2 xícara (chá) – buttermilk (vou ensinar como fazer no fim do post) ·       1/4 xícara (chá) – iogurte grego ·       2 xícaras (chá) – quinoa cozida ·       2 xícaras (chá) – farinha de trigo integral ·       1 1/2 colher (chá) – fermento em pó ·       3/4 xícara (chá) – açúcar mascavo ·       1/2 xícara (chá) – chips de chocolate 70% cacau (pode ser uma barra cortada em pedacinhos) ·       1 colher (chá) – sal ·       1 colher (chá) – extrato de baunilha MODO DE PREPARO : Antes de começar o preparo da massa, pré-aqueça o forno e unte forminhas para muffin ou prepare com papel especial. Em uma tigela, misture a farinha, açúcar, fermento, sal, os chips de chocolate e a quinoa. Numa outra tigela, bata o ovo com buttermilk, óleo, iogurte e extrato de baunilha. Depois, junte a mistura líquida com a seca e bata até ficar homogêneo. Divida a massa entre as forminha (ench

EVENTO: I NutriScience Day BIOTEC

Olá queridos pacientes., Gostaria de comunicar que fiz uma ótima atualização na área de nutricosméticos para melhor atendê-los através de um evento que participei nesta semana. A empresa Biotec de São Paulo promoveu no dia 03/03, no Hotel Bourbon de Curitiba, a primeira edição do evento NutriScience Day. Na ocasião estiveram presentes médicos de diversas especialidades, nutricionistas e farmacêuticos que assistiram à programação cuidadosamente planejada pelo corpo científico da marca. Foram destacados inúmeros nutracêuticos e várias novidades para Nutrição Estética (pele, cabelos, unhas, anti-rugas etc..), e o melhor de tudo é que os produtos são naturais sem agressão a saúde. Todas as novidades já foram inseridas nas consultas nutricionais em consultório! Abraços.

LEPTINA - HORMÔNIO QUE ATRAPALHA O EMAGRECIMENTO

Olá Pessoal., Segue abaixo um esquema sobre a Leptina para que entendam o que acontece no nosso organismo e porque sentimos tanta fome quando fazemos dieta! Grande Abraço.