NUTRIÇÃO NA INFERTILIDADE MASCULINA










Um estudo de Harvard, demonstrou  que o consumo frequente de carnes processadas foi associado a uma menor qualidade do esperma masculino.
O Estudo evidencia que o consumo de alimentos ricos em Omega 3, do peixe, mais especificamente os ácidos docosahexaenóico (DHA) e ácido eicosapentaenóico (EPA), melhoram a qualidade dos espermatozóides. Isso na verdade não e novidade, a essencialidade da gordura proveniente dos peixes de águas frias, nos diversos sistemas do nosso organismo já  esta muito bem documentada  na  literatura  cientifica.   O consumo frequente de Omega 3 interfere na composição das membranas celulares, melhorando a comunicação intra e extra celular fundamentais para  que nossas células exerçam suas função metabólicas.
 O consumo de substancias processadas cheias de gorduras saturadas, conservantes e hormônios interferem na qualidade do esperma, pois  aumentam a quantidade de espécies reativas de oxigênio, que são  moléculas degenerativas, presente no estresse oxidativo.
O estresse oxidativo é o resultado do desequilíbrio entre as espécies reativas de oxigênio e antioxidantes.  E quando isso ocorre ao mesmo tempo em que as quantidades de  antioxidantes naturais do esperma estão diminuídas,  as  espécies reativas de oxigênio  da própria célula provocarão  danos e disfunções  nos  espermatozóides, contribuindo para infertilidade.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS