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Mostrando postagens de 2020

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RECEITA: ÁGUA AROMATIZADA (com ou sem gás)

  RECEITA 1   INGREDIENTES ·                 8 fatias de cúrcuma (raíz) ·                 1 ramo de hortelã fresco ·                 4 cubos de gelo ·                 300 ml de água com gás   MODO DE PREPARO Dispor os cubos de gelo em um pote de vidro ou copo largo, adicionar as fatias de cúrcuma, água com gás, um ramo de hortelã e pronto, simples assim.     RECEITA 2   INGREDIENTES ·            5 flores de hibisco seco ·            1 ramo de alecrim ·            300 ml de água com gás ·            4 cubos de gelo   MODO DE PREPARO Dispor os cubos de gelo em um pote de vidro ou copo largo, adicionar as flores de hibisco, água com gás e um ramo de alecrim.   RECEITA 3   INGREDIENTES ·            5 rodelas de limão-cravo ·            2 fatias finas de gengibre ou poderá ser em pó (1 colher de café rasa) ·            300 ml de água com gás ·            4 cubos de gelo   MODO DE PREPARO Dispor os cubos de gelo em u

RECEITA DO PICOLÉ TERMOGÊNICO VERÃO 2021

  ·         Só para lembrar vocês que existem várias outras receitas de picolés e sorvetes postadas aqui no insta e também no meu blog!   INGREDIENTES ·         1 colher (sopa) de semente de chia ·         1 colher (café) rasa de canela em pó ou cardamomo em pó ·         1 copo (200ml) de água de coco ·         4 fatias grandes de melancia sem semente, congelada ·         1 colher de (café) rasa de gengibre em pó ·         4 colheres (sopa) de suco de limão ·         Folhas de hortelã manjericão à gosto ·         Adoçante se necessário ·         IMPORTANTE: se você é Hipertenso ou doenças cardiovasculares não use canela, cardamomo e gengibre. MODO DE PREPARO Em uma vasilha, misture a água de coco com a chia e deixe na geladeira por cerca de 30min. Após isso, coloque a mistura no liquidificador com os demais ingredientes e bata tudo. Em forminhas de picolé, coloque a mistura e leve ao freezer por cerca de 2 horas, ou até que a consistência esteja mais firme

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA GLICINA

  Muitos pacientes tem perguntado sobre a suplementação de glicina no consultório devido a “fama” nas redes sociais, por isso, fiz este post para explicar sobre ela. A glicina é um aminoácido encontrado na composição do colágeno, uma proteína importante para a saúde e aparência da pele. Tornou-se um suplemento alimentar bastante conhecido. O corpo naturalmente a produz a partir de outros aminoácidos, mas também é encontrada em alimentos ricos em proteínas e está disponível como suplemento alimentar. Ela ajuda a combater a sensação de fadiga, cansaço mental e ajuda na absorção do magnésio, um mineral essencial para a saúde do organismo. Além disso, previne o envelhecimento precoce da pele. A glicina é principalmente ligada à firmeza e saúde da pele, assim como a cisteína. Portanto, é essencial para a prevenção do envelhecimento precoce, que está relacionado à ação dos radicais livres, causadores do estresse oxidativo. A glicina contém glutationa em seu interior, um antioxidante po

Minha receita de pão de frigideira FIT e Sem Glúten. Fácil! Fácil e saborosa!

  Essa é aquela receita "coringa" para você fazer e comer com o recheio que quiser, pode ser doce ou salgada. O pão de frigideira fica pronto em menos de 10 minutinhos, é muito fácil e rápido. Com uma massa fofinha por dentro e sequinho por fora, agora você pode fazer um pão sem glúten caseiro todas as manhãs para acompanhar com aquele café quentinho. A receita é muito simples, eu aprendi como fazer esse pão de frigideira FIT depois de tentar várias receitinhas para poder comer na dieta indicada pelo meu Oncologista, porque a maioria aqui do insta sabe (por já ter postado anteriormente, que tive câncer no intestino em 2018 do tipo neuroendócrino que é um câncer raro além das demais 6 cirurgias para retirada de outros tumores). Na receita tem a farinha de grão de bico que possui uma boa quantidade de proteínas, porém pode ser feita com farinha de quinoa ou farinha teff ou farinha de sorgo, também dará certo e fica uma delícia!   INGREDIENTES: - 1 ovo - 1/2 colher (

CUIDADO COM A "AUTOMEDICAÇÃO" DE CLORETO DE MAGNÉSIO. Entenda o porque neste post!

  Tenho recebido no consultório e nas consultas on line inúmeros pacientes utilizando o cloreto de magnésio, onde foi indicado muitas vezes por um colega de trabalho ou porque viram algo na internet ou redes sociais, principalmente agora na época do COVID. O problema, é que nem todo mundo pode usar esse tipo de produto, assim estou aqui para esclarecer alguns pontos importantes sobre ele neste post. O cloreto de magnésio nada mais é do que um composto químico de magnésio e cloro. Trata-se de um suplemento cada vez mais utilizado para compensar o consumo insuficiente ou então a absorção de magnésio através da dieta. Suplementos de cloreto de magnésio não são adequados para alguns indivíduos. O seu médico ou seu nutricionista clínico deve ser consultado sempre antes de iniciar qualquer tipo de tratamento. Você não deve se automedicar e consumir o cloreto de magnésio sem antes saber a necessidade ou não de seu uso. Os efeitos colaterais incluem diarreia, náusea e dor abdominal. Gr

VOCÊ ESTÁ COM ESTEATOSE HEPÁTICA (gordura no fígado)? Romã pode te ajudar!!!

  A Esteatose Hepática é uma doença que tem se tornado prevalente no meu consultório nesse período de pandemia, sendo a má alimentação um potente gatilho para esta desordem que atinge o fígado. Diversos estudos apontam que a Esteatose Hepática é uma condição desencadeada pela presença de fatores pró-inflamatórios – que podem ser aumentados em resposta a hábitos alimentares errôneos – sendo esta inflamação determinante para as morbidades associadas (como o ganho de peso, aterosclerose e disfunção endotelial).              Recentemente, um estudo mostrou que a administração de suco de romã (Punica granatum) foi efetiva em reduzir o risco de desenvolvimento de Esteatose Hepática não alcoólica, mesmo na presença de potentes fatores de risco, como a obesidade, hipercolesterolemia e alto consumo de gorduras e carboidratos. Este efeito é justificado pela presença de flavonoides antioxidantes e anti-inflamatórios na romã. A casca da romã é a parte mais anti-inflamatória da fruta, sendo i

RECEITA: BISCOITINHOS INTEGRAIS RECHEADOS COM GOIABADA

  INGREDIENTES   -   6 Colheres (sopa) de Farinha de amêndoas ou arroz -   6 Colheres (sopa) de Farinha de trigo integral -   12 Colheres (sopa) de Amido de Milho -    2 colheres de sopa de linhaça dourada (farinha) -   2 Colheres (sopa) de Adoçante culinário ou açúcar mascavo (se você pode) -   2 gemas -   3 Colheres (sopa) de óleo de coco sem sabor (extravirgem) -   2 Colheres (sobremesa) de essência de Baunilha -   200ml de Leite de Coco -   Goiabada diet tipo Cascão em Cubos pequenos   MODO DE PREPARO   1. Em um recipiente junte as farinhas, a linhaça, e o adoçante ou açúcar. Acrescente as gemas, o óleo de coco, a baunilha e o leite de coco. 2. Misture bem, acrescente amido de milho quando necessário, até obter uma mistura homogênea e firme para modelar. 3. Enrole um pouquinho de massa em cada cubinho de goiabada ou como desejar. 4. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 25 minutos ou até dourar. Pronto!!! Fácil, saudável e delicioso

ALZHEIMER E ANEMIA: QUAL A RELAÇÃO?

  Uma nova pesquisa científica publicado no periódico Neurology, descobriu que pessoas com níveis de hemoglobina acima ou abaixo do normal têm um risco maior de desenvolver demência ao envelhecerem, inclusive Alzheimer. A queda de hemoglobina no sangue é justamente o que caracteriza a anemia, problema comum que acomete 30% da população mundial. Ao compararmos com as pessoas que não têm anemia, a presença da doença foi associada a um aumento de 34% no risco de todas as causas de demência e a 41% para a doença de Alzheimer. Os pesquisadores também mostraram que indivíduos com anemia tinham 45% mais chances de ter pelo menos uma pequena hemorragia cerebral do que aqueles sem anemia. Essas hemorragias, provavelmente causadas por anormalidades estruturais nos vasos sanguíneos, estão associadas ao declínio cognitivo e à demência.   ATENÇÃO AOS 3 FATORES PRINCIPAIS QUE ATRAPALHAM A ABSORÇÃO DO FERRO:   ÁCIDO FÍTICO - Fontes: feijão, grão de bico, lentilha, ervilha seca e fava)

ANTIBIÓTICOS NATURAIS: conheça alguns!

  As infecções como otite, laringite, cárie, gastroenterite, pneumonia e tantas outras, invadem qualquer órgão ou tecido e causam desarranjos no mínimo desagradáveis como febre, diarreia, dor de cabeça, e em casos mais graves, infeção generalizada. Quando atacam não tem jeito, o negócio é apelar para os antibióticos as únicas substâncias capazes de matar as bactérias (ruins e, infelizmente, boas também). Um dos modos de transmissão de bactérias é também pelos alimentos, que pode ser tanto uma verdura mal lavada ou uma carne mal cozida ou ovo mal cozido ou produtos que levam na preparação ovos in natura como “molho de maionese”! Por isso podemos nos prevenir com ações simples, ou seja, com alimentos, suplementos, ervas e óleos essenciais, porque alguns possuem propriedades curativas e podem ser utilizados como antibióticos naturais via preparações, chás sucos etc. Importante: converse com sua Nutricionista Clínica a melhor maneira de introduzi-los na sua alimentação do dia-a-di

BENEFÍCIOS E RECEITA DO SNACK DE BATATA YACON

  Você já ouviu falar na batata yacon? Esse tubérculo originário dos Andes tem poucas calorias, baixo índice glicêmico, traz sensação de saciedade, aumenta a imunidade, regula o intestino, reduz o colesterol, aumenta a absorção de minerais como cálcio e é rica em potássio!  Quer mais motivos para comer esse tubérculo? Ele também tem uma textura crocante e vai bem no preparo de diferentes pratos. O alimento tem baixo valor calórico, textura suculenta e adocicada, que lembra o sabor da pera. Essa batata é especialmente recomendada por nutricionistas para diabéticos, pois ajuda no controle da doença, evitando os altos picos de açúcar no sangue.   Segue abaixo uma receita testada que ficou deliciosa!   RECEITA:   INGREDIENTES: 2 batatas yacon médias  (se for orgânica pode ser utilizado com a casca) 2 colheres de sopa de azeite de oliva; 1/2 colher de chá de alho em pó; sal marinho a gosto; pimenta-do-reino ou pimenta síria a gosto.   MODO DE PREPARO: Mis

MELATONINA (HORMÔNIO DO SONO) & ALIMENTOS PRECURSORES PARA UMA NOITE TRANQUILA

A melatonina é um hormônio produzido pelo corpo e que desempenha diversas funções no corpo. Sua ação mais bem descrita é a cronobiológica, o que a faz ser conhecida como “o hormônio da escuridão”, uma vez que sua produção e secreção pela glândula pineal ocorre majoritariamente à noite, sinalizando o corpo que é hora de dormir. Como é produzida também pelo intestino, existem fatores alimentares e nutricionais que podem estimular sua síntese. Aumentar a ingestão de alimentos ricos em melatonina ou em seus precursores, o triptofano e serotonina, é uma excelente estratégia. Grande parte dessas substâncias encontra-se em alimentos in natura, como as frutas e leguminosas. Portanto, ter uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, como desligar as luzes no quarto e deitar em um horário padrão diariamente, são fundamentais para garantir a produção adequada do hormônio e uma noite de sono tranquila. Já que os nutrientes podem ajudar nos níveis do hormônio da escuridão, vamos conhece

RECEITA: DOCE DE CENOURA INDIANO (GAJAR KA HALWA)

  Serve 4 porções   INGREDIENTES   ·         3 cenouras médias (4 xícaras (chá) ralada) ·         2 xícaras (chá) de leite desnatado ou sem lactose ou amêndoas ·         2 colheres de sopa de adoçante culinário ·         2 bagas de cardamomo ·         1 colher (sopa) de manteiga ghee ·         ¼ de xícara (chá) de pistache sem casca ou castanha   MODO DE PREPARO   1)      Lave, descasque e passe as cenouras na parte grossa do ralador. Abra as bagas de cardamomo e bata as sementes no pilão. Pique grosseiramente os pistaches. 2)      Em uma panela média, junte o leite, a cenoura ralada, o cardamomo moído e leve ao fogo alto. Quando ferver, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, mexendo de vez em quando, ou até as cenouras ficarem bem macias e o leite secar. 3)      Adicione o adoçante, a manteiga ghee e deixe cozinhar por mais 15 minutos, mexendo de vez em quando, até o líquido da panela secar novamente. Misture metade do pista

RECEITA: OMELETE TIPO MUFFIN COM ORA-PRO-NÓBIS

  RENDIMENTO: 6  unidades   INGREDIENTES   ·4  colheres de sopa de ora-pro-nóbis picado · 2 colheres (sopa) de queijo parmesão light ralado · 3 ovos · 1 colher (chá) de fermento químico (colher rasa) · 1 unidade pequena de pimentão vermelho picado • pimenta-calabresa a gosto   • 1 colher de sobremesa de cramberry seca picada (OPCIONAL)   MODO DE PREPARO Junte o pimentão vermelho cortado em cubos, o ora-pro-nóbis, o parmesão light ralado, a pimenta tipo calabresa e o cramberry em um recipiente. Bata bem os ovos e acrescente uma colher de o fermento em pó. Misture tudo. Unte as fôrmas com azeite de oliva e despeje a massa, mas não encha até a boca para não transbordar quando crescer. Leve ao forno médio por cerca de 20 a 30 minutos ou até dourar. Caso você tenha a máquina de cupcake e muffins será mais rápido.

VOCÊ SABE O QUE É RITMO CIRCADIANO OU CICLO CIRCADIANO?

  O ritmo circadiano ou ciclo circadiano designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos. Este ciclo é influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, consumo alimentar, descanso, atividade física, produção hormonal e genética. Quando as necessidades do organismo são respeitadas o ritmo regula o organismo. Quando não é respeitado podem aparecer alterações como aumento da glicemia, resistência à insulina, compulsão alimentar e aumento do estresse, do cansaço, da ansiedade. Dependo da frequência com que ocorrem, os ritmos biológicos são divididos em   infradianos (frequência maior que 24h), ultradianos (menor que 24h) e, os mais estudados, os circadianos. A palavra circadiano é originada do latim circa diem, que   significa em torno de um dia, ou seja, aos ritmos que ocorrem a cada 24 horas, aproximadamente. Sabendo como funciona o nosso corpo de acordo com os horários, podemos aproveitar o pico de