VOCÊ ESTÁ COM ESTEATOSE HEPÁTICA (gordura no fígado)? Romã pode te ajudar!!!

 


A Esteatose Hepática é uma doença que tem se tornado prevalente no meu consultório nesse período de pandemia, sendo a má alimentação um potente gatilho para esta desordem que atinge o fígado.

Diversos estudos apontam que a Esteatose Hepática é uma condição desencadeada pela presença de fatores pró-inflamatórios – que podem ser aumentados em resposta a hábitos alimentares errôneos – sendo esta inflamação determinante para as morbidades associadas (como o ganho de peso, aterosclerose e disfunção endotelial).             

Recentemente, um estudo mostrou que a administração de suco de romã (Punica granatum) foi efetiva em reduzir o risco de desenvolvimento de Esteatose Hepática não alcoólica, mesmo na presença de potentes fatores de risco, como a obesidade, hipercolesterolemia e alto consumo de gorduras e carboidratos. Este efeito é justificado pela presença de flavonoides antioxidantes e anti-inflamatórios na romã.

A casca da romã é a parte mais anti-inflamatória da fruta, sendo importante no processo de emagrecimento porque ajuda a melhorar a produção hormonal e fortalecer o sistema imunológica.

A romã também pode ser consumida fresca, na sua forma natural, sendo uma boa estratégia para controlar a vontade de comer em momentos de ansiedade. Para retirar as sementes de forma mais fácil, pode-se utilizar uma colher pequena de chá ou mergulhar grandes pedaços da romã em água gelada, pois isso ajuda a desgrudar as sementes da casca.

As sementes podem ser consumidas juntamente com a polpa da fruta, ou simplesmente jogadas fora enquanto se come. No entanto, consumir as sementes aumenta a quantidade de fibras e de antioxidantes da refeição, o que ajuda a trazer mais nutrientes para o organismo.             

 

RECEITA DO SUCO DE ROMÃ FUNCIONAL:

 

O suco de romã deve ser tomado sem adoçar, de preferência pela manhã, antes ou durante o café da manhã. Para potencializar o seu efeito, pode-se adicionar suco de 1/2 limão e 1 rodela de gengibre (cuidado! Algumas pessoas não podem usar o gengibre, por isso, verifique com a sua Nutricionista).

 

Ingredientes:

- 2 romãs

- 200 ml de água

 

Modo de preparo: bater no liquidificador toda a polpa das romãs juntamente com a água, e beber em seguida. Para deixar mais gelado, deve-se acrescentar pedras de gelo para bater juntamente com a po

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS