VOCÊ SABE O QUE É RITMO CIRCADIANO OU CICLO CIRCADIANO?


 

O ritmo circadiano ou ciclo circadiano designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos. Este ciclo é influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, consumo alimentar, descanso, atividade física, produção hormonal e genética.

Quando as necessidades do organismo são respeitadas o ritmo regula o organismo. Quando não é respeitado podem aparecer alterações como aumento da glicemia, resistência à insulina, compulsão alimentar e aumento do estresse, do cansaço, da ansiedade.

Dependo da frequência com que ocorrem, os ritmos biológicos são divididos em  infradianos (frequência maior que 24h), ultradianos (menor que 24h) e, os mais estudados, os circadianos. A palavra circadiano é originada do latim circa diem, que  significa em torno de um dia, ou seja, aos ritmos que ocorrem a cada 24 horas, aproximadamente.

Sabendo como funciona o nosso corpo de acordo com os horários, podemos aproveitar o pico de hormônios do nosso organismo para ter uma melhor noite de sono, treinar melhor, emagrecer, aumentar músculos, etc. 

Veja abaixo uma breve explicação:

 

·HORÁRIO: 6 às 9h

Esses horários são ótimos para acordar porque é quando há um pico do hormônio cortisol fazendo o nosso despertar, então comer nesse horário é o ideal porque ajuda na regulação hormonal ao longo do dia. É também um ótimo horário para fazer atividade física devido a liberação de adrenalina e testosterona (síntese de massa muscular).


·HORÁRIO: 9h

Nesse horário há aumento da serotonina e reduz melatonina, assim, é recomendado uma alimentação rica em aminoácidos (sempre repasso essa dica aos pacientes). É um horário que também começa a queda da testosterona.


·HORÁRIO: 10h a 12h

Nesse horário a adrenalina e dopamina atuam bem nas atividades intelectuais, ou seja, ótimo para trabalho e estudos. Comer proteína animal ou apostar em leguminosas germinadas nesse horário irão favorecer os neurotransmissores para o período da tarde.


·HORÁRIO: 13h a 14h

Nesses horários há a redução da adrenalina onde desacelera os processos digestivos. Por isso não é recomendado comer nesse horário refeições grandes como almoço, por exemplo.


·HORÁRIO: 18h -19h

Nesses horários a atividade de baixa intensidade pode ajudar a reduzir cortisol. Indicado refeição leve, sem alimentos que aumentem a insulina para não prejudicar os hormônios da noite (melatonina, hormônio de crescimento, dentre outros) isso para não comprometer o emagrecimento e queima de gordura.


·HORÁRIO: 20h

Nesse horário acontece o primeiro “pulso” da melatonina (que é bloqueada com álcool e café). O ideal é já ter realizado o jantar nesse horário (sempre explico nas consultas sobre isso aos meus pacientes com sugestões de jantar antes das 20hs sempre que possível!). Nesse horário é interessante evitar: álcool, açúcares, estresse mental e atividade física para não ter uma qualidade de sono ruim.


·HORÁRIO: 22h

Nesse horário acontece o segundo “pulso” de melatonina, por isso é um horário ótimo para estar deitado, com a luz apagada, para ter mais estímulos ao sono.


·HORÁRIO: 2h da madrugada

Nesse horário acontece o terceiro “pulso” na melatonina. Aqui você já deve estar no sono profundo.


·HORÁRIO: 4h da madrugada

Aqui a melatonina começa a cair para que às 6h não tenha doses significativas, pois é hora de acordar e começar as atividades do dia. Lembre-se: quanto mais tarde dormimos, mais inibimos a melatonina, e menos regeneração temos.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS