PU-ERH - o chá vermelho PODEROSO!

 

Atualmente, há uma grande confusão a respeito do que muitas pessoas conhecem como chá vermelho, muitas confundem com o chá de Hibiscos por exemplo. Se você fizer uma busca na internet, encontrará artigos que falam das incríveis propriedades do chá vermelho, de sua forma de preparação e das particulares características desta variedade de chá. Mas, você sabe realmente do que estão falando?

Com certa frequência, após ler certos artigos, ficamos mais confusos do que antes, porque às vezes parece que estão falando do pu-erh, mas outras parece que falam de outro tipo de chá. O chá vermelho ou pu-erh são o mesmo tipo de chá?

É muito confuso compreender o emaranhado de conceitos e relações vinculadas aos tipos de chá. Algumas vezes, inclusive, encontramos livros nos quais os conceitos estão equivocados. Por isso, devemos ter muita atenção na hora de buscar informação sobre o chá vermelho e os demais tipos de chá e, ainda mais importante, devemos compreender os processos que estão por trás da elaboração de cada tipo de chá para poder realmente diferenciá-los.

O puerh ou pu-erh é um dos dark teas mais conhecidos. É um chá fermentado, típico da província de Yunnan, na China. É importante esclarecer que a fermentação é um processo diferente da oxidação. Na fermentação, micro-organismos vivos atuam no chá, enquanto na oxidação somente o oxigênio atua sobre as catequinas.

Diferentemente de outros tipos de chá que perdem a sua frescura e seu aroma à medida que o tempo passa, os puerhs melhoram com os anos. Estes chás são elaborados a partir da planta do chá de variedade de folhas grandes que cresce na província de Yunnan, na China. O chá obtido durante as primeiras etapas de elaboração do pu-erh pode ser muito adstringente, amargo e metálico. Com um envelhecimento sob condições adequadas, a adstringência e a amargura desaparecem gradualmente e o chá fica mais suave e desenvolve equilíbrio, suavidade e sutileza no sabor.

 

·  Redução da gordura visceral;

· Redução da resposta glicêmica;

· Biodiversidade microbiana – efeito prebiótico;

· Favorece o emagrecimento;

· Melhora o humor;

· Útil para pessoas que sofrem de náuseas, constipação, indigestão e peso no estômago;

· Dentre outros benefícios...,

 

O chá é estritamente contra-indicado no diagnóstico de gastrite, aterosclerose, úlceras e hipertensão. É proibido beber Pu-erh em grandes quantidades com o estômago vazio e com doenças que estão associadas ao trato gastrointestinal. Tais contra-indicações também se aplicam a crianças. Existem outras situações e que o chá não deve ser consumido, por isso procure seu Nutricionista Clínico antes de começar o consumo desde tipo de chá, pois pode ser perigoso a sua saúde.

 


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS