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Mostrando postagens de Agosto, 2020

ALIMENTOS QUE FUNCIONAM COMO PRÉ-TREINO NATURAL PARA CORRIDA

  CAFÉ Tem efeito estimulante e dá mais concentração para a execução do exercício. Também acelera o metabolismo, facilitando a queima de gordura.   GENGIBRE Tem efeitos analgésico e anti-inflamatório, o que reduz a fadiga muscular.   CHÁ VERDE Possui substâncias que melhoram a queima de gordura e acelera o metabolismo. O chá verde ainda tem antioxidantes como flavonoides, taninos e alcaloides que previnem o excesso de radicais livres e estimulam energia por tempo prolongado.   PIMENTA Contém vários compostos bioativos, dentre eles a capsaicina, responsável pelo aumento da produção de calor e acelera o metabolismo.   CANELA Além de acelerar o metabolismo, tem propriedades antioxidantes e contribui para melhorar a digestão.   PÓ DE GUARANÁ Estimula a liberação de adrenalina e dopamina, que promovem sensação de bem-estar e disposição para treinar. Também é rico em cafeína, substância de efeito estimulante para o desempenho.   Ape

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NA FARINHA DE PIPOCA?

  Quem gosta de levar uma vida mais saudável, já deve ter se deparado com a variedade de farinhas que estão aparecendo atualmente. Mas, a farinha de pipoca, você já ouviu falar? Essa é a mais nova queridinha das dietas e receitas saborosas e saudáveis. Segundo especialistas, essa novidade pode substituir qualquer outra farinha, principalmente a de trigo que está na maioria das receitas. Por ser leve, a quantidade de calorias da receita também tende a diminuir. Mas, afinal, onde encontrar essa farinha? No mercado você pode encontrar ela prontinha para ser consumida de algumas marcas e o legal é que não tem um preço absurdo como outras farinhas saudáveis, mas vou ensinar aqui como fazer ela em casa também, bem como vou postando receitas testadas para vocês irem conhecendo!   BENEFÍCIOS  PARA NOSSA SAÚDE:   1.   Não tem glúten 2.   Tem quantidade ótima de fibras 3.   Dá saciedade, ou seja, segura a vontade de comer em excesso 4.   Ajuda a controlar a glicemia, uma excele

RECEITA DA SEMANA: MUFFINS DE CACAU E CAFÉ

Ingredientes:   ·        6 ovos ·        80ml de café bem forte ·        50ml de azeite (ou óleo de coco) ·        180 grs de farinha de amêndoas ou farinha teff ·        5 colheres de sopa de farinha de alfarroba ·        3 colheres de sopa de cacau em pó (100% fica mais gostoso) ·        1 colher de sopa de coco ralado (opcional) ·        2 colheres de sopa de xilitol ou adoçante culinário ( quantidade a gosto) ·        1 colher de chá de fermento ·        pitada de sal ·        1 colher de café de canela ou cardamomo em pó - se gostar   Modo de preparo: Bata muito bem os ovos com uma batedeira. Adicione os restantes ingredientes e misture tudo muito bem até a massa fazer pequenas bolhinhas de ar. Coloque a massa em pequenas formas de silicone para muffins.  Leve a forno pré-aquecido a 180 o . ficará pronto em 40 minutos em média, dependerá do seu forno.

Microbiota Intestinal e nossa Imunidade:

  O intestino tem a capacidade de distinguir as substâncias inofensivas das perigosas, um mecanismo de proteção que evita que o organismo adoeça. E, como faz o trabalho de seleção sozinho, sem acionar o sistema nervoso central, é considerado um órgão inteligente. Você já deve ter ouvido falar que o nosso intestino é o nosso segundo cérebro, pois bem, isso é verdade. O intestino produz parte da serotonina, o neurotransmissor do bem-estar e que também afeta muitas funções corporais, como o peristaltismo intestinal – o movimento involuntário que o intestino faz para empurrar o bolo alimentar e permitir que a digestão aconteça no lugar certo. O intestino é responsável por 80% da nossa imunidade, e boa parte das pessoas não sabem desse grande detalhe. Pesquisas mais recentes indicam que, se você tem problemas intestinais, é mais provável que seja mais vulnerável a doenças comuns, como uma gripe, resfriados, viroses por exemplo. Sua microbiota intestinal não coincide com a da sua mãe, pai ou

ADOÇANTE NA DIETA: SAIBA QUAL É A QUANTIDADE RECOMENDADA PARA CONSUMO

  Trocou o açúcar pelo adoçante? Fique atenta! Não adianta “espirrar” o vidro de adoçante no café.   Os ADOÇANTES ARTIFICIAIS são obtidos através de um processamento químico em laboratório. Alguns não são metabolizados pelo organismo e não possuem calorias, mas há indícios de interações com receptores do sabor doce, que estimulariam a liberação de insulina - como se fosse açúcar. Alguns estudos alertam que o consumo de adoçantes artificiais pode colaborar para o desenvolvimento de desequilíbrios metabólicos que levam à obesidade, diabetes tipo 2 e doença cardiovascular. Há ainda uma associação de adoçantes artificiais com a disbiose intestinal. Os adoçantes artificiais mais conhecidos são: sacarina, ciclamato de sódio, aspartame, acesulfame de potássio, e sucralose. Os ADOÇANTES NATURAIS são encontrados na natureza e extraídos de plantas, frutas e etc.   Os mais utilizados são a estévia e os polióis, como maltitol, xilitol e eritritol. Por não passarem por processamento químico

Receita da Semana: Maçã recheada com granola e frutas secas

  INGREDIENTES     Receita para 1 porção:     ©      1 maçã ©      1 damasco seco picado ©      1 ameixa seca picada ©      1 colher de chá de uvas-passas brancas ou pretas ©      1 colher de chá de goji berry ou cramberry ou blue berry ©      1 col. (café) de óleo de coco extravirgem ©      1 col. (chá) de açúcar de coco ©      1 col. (sopa) de granola sem açúcar ou aveia em flocos ©      Cardamomo ou canela a gosto   MODO DE PREPARO Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte a assadeira com o óleo de coco. Retire parte do miolo da maçã com as sementes e reserve. Em uma tigela, amasse o miolo sem as sementes com um garfo e junte a ele misturando bem os demais ingredientes. Recheie a maçã, disponha na assadeira, polvilhe canela ou cardamomo à gosto e leve ao forno por 30 à 40 minutos. Sirva quente!!!

ALERTA IMPORTANTE: DESIDRATAÇÃO NO INVERNO!

Nós temos um hormônio chamado ADH, que em dias de temperatura mais amena, traz a sensação de que estamos hidratados o bastante. Por causa disso, os demais mecanismos do organismo levam mais tempo para detectar a necessidade de maior ingestão de líquidos, o que nos leva a beber menos água. Na verdade, mesmo no frio precisamos estar no mesmo nível de hidratação que no calor. E quem pratica exercícios físicos deve redobrar a atenção ao treinar no inverno: a demanda por líquidos deve continuar sendo grande, sob o risco de causar danos à musculatura. Idosos também devem ter cautela: com o passar do tempo, tendemos a sentir menos sede. Isso pode ser um complicador extra em relação à hidratação adequada no inverno.   SINTOMAS DE DESIDRATAÇÃO EM CLIMA FRIO   Fique atento a alguns indicadores paralelos, tais como dores de cabeça, prisão de ventre, boca seca, febre repentina, pele muito ressecada e urina mais amarelada. A desidratação é perigosa porque fragiliza o sistema i

8 BENEFÍCIOS DO COENTRO PARA SAÚDE:

O coentro, uma erva muito utilizada como tempero de cozinha, traz benefícios para saúde como ajudar a controlar o colesterol, prevenir anemia e melhorar a digestão. Além de poder ser utilizado para dar sabor e cheiro à preparações culinárias, o coentro também pode ser usado para incrementar saladas, sucos verdes e chás. Os seus principais benefícios são: Prevenir câncer:  por ser rico em carotenoides, substâncias com alto poder antioxidantes; Proteger a pele contra o envelhecimento: por ser rico em carotenoides e reduzir os danos causados pelos raios UVB; Ajudar a controlar o colesterol: pois possui gorduras insaturadas e vitamina C, que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL); Melhorar a digestão: pois regula o funcionamento do fígado e ajuda a combater infecções intestinais; Ajudar a controlar a pressão arterial: por ser rico em cálcio, nutriente que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e baixar a pressão; Ajudar a desintoxicar e el

RECEITA DA SEMANA: GRANOLA SALGADA

INGREDIENTES: ☺    ½ xicara de (chá) de linhaça marrom ☺    ½ xicara de (chá) de gergelim preto ou branco  ☺    ½ xicara de (chá) semente de abóbora sem casca ☺    ½ xicara de (chá) castanha do pará ☺    ½ xicara de (chá) castanha de baru ☺    ½ xicara de (chá) semente de girassol sem sal ☺    ½ xicara de (chá) manteiga ghee ☺    1 xícara de (chá) de flocos de milho ☺    1 xícara de (chá) de flocos de arroz ☺    1 xícara de (chá) de flocos de aveia ☺    1 colher de (café) de sal rosa ou marinho ☺    1 colher de (sopa) cheia de açafrão em pó ☺    1 colher de café de garam massala (já passei a receita aqui - tempero arábe) ou cardamomo em pó ☺    1 pitada de pimenta síria ou pimenta do reino  MODO DE PREPARO: ☺    Misture todos os ingredientes em um bowl. ☺    Coloque tudo em uma forma, espalhando bem os ingredientes. ☺    Leve ao forno a 180 o C até dourar bem. ☺    Guardar em pote de vidro com tampa. ☺    Validade: 60 dias. ☺    P

Mastigação: Ela é mais importante do que você pensa!!!

É realmente impressionante como hábitos simples podem promover mudanças significativas na qualidade de vida das pessoas. Um hábito extremamente importante para a manutenção de uma vida equilibrada está ligado ao simples ato de mastigar a comida vagarosamente e diversas vezes durante as refeições. Se você não acredita nisso, aí vão 10 razões, extraídas do livro "Power Eating Program" para te convencer do contrário. 01)- Melhora a Digestão. É intuitivo. Quanto mais você mastigar e quanto menos tenso estiver na hora da refeição melhor será sua atitude de paz e alegria e melhor você digerirá e assimilará seu alimento. 02 - Desenvolve Paciência e Auto-Controle. Se tiver disciplina nas refeições, terá mais disciplina em sua vida. Também desenvolverá maior paciência. Quando estiver impaciente, sentirá impaciência ao mastigar. Uma produz a outra. Mais mastigação produz mais paciência; mais paciência produz mais mastigação. Seu auto-controle se manifestará quando

Está difícil eliminar as últimas gordurinhas e ganhar músculos? O problema pode estar na alimentação!

       Sem glicogênio (a energia vinda dos carboidratos), o corpo tem mais dificuldade de queimar gordura. Pior, rouba proteína da massa magra para usar como combustível. E aí lá se vai o músculo e a gordura fica. Além disso, existe o risco de hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), que provoca tontura e até desmaio. Mas não é qualquer alimento que resolve. Dependendo do intervalo que você tem entre comer e treinar , deve priorizar alguns nutrientes e dispensar outros, buscando melhorar o rendimento. ·         ATÉ UMA HORA E MEIA ANTES DO TREINO , coma proteína (ovo, atum, frango), importante para a recuperação e a manutenção dos músculos, e carboidrato (pães e biscoitos integrais e frutas), que faz com que o organismo consuma açúcares e gordura durante o exercício. ·         SÓ DÁ PARA VOCÊ COMER UMA HORA ANTES DO EXERCÍCIO? Então fique apenas com o carboidrato e dispense a proteína. ·         Caso esse intervalo seja ainda menor (de 40 a 30 minutos) prefira