Microbiota Intestinal e nossa Imunidade:

 


O intestino tem a capacidade de distinguir as substâncias inofensivas das perigosas, um mecanismo de proteção que evita que o organismo adoeça. E, como faz o trabalho de seleção sozinho, sem acionar o sistema nervoso central, é considerado um órgão inteligente.

Você já deve ter ouvido falar que o nosso intestino é o nosso segundo cérebro, pois bem, isso é verdade. O intestino produz parte da serotonina, o neurotransmissor do bem-estar e que também afeta muitas funções corporais, como o peristaltismo intestinal – o movimento involuntário que o intestino faz para empurrar o bolo alimentar e permitir que a digestão aconteça no lugar certo.

O intestino é responsável por 80% da nossa imunidade, e boa parte das pessoas não sabem desse grande detalhe. Pesquisas mais recentes indicam que, se você tem problemas intestinais, é mais provável que seja mais vulnerável a doenças comuns, como uma gripe, resfriados, viroses por exemplo.

Sua microbiota intestinal não coincide com a da sua mãe, pai ou avós, mas o tipo de nascimento (cesárea, parto natural), tempo de amamentação, convívio com animais domésticos, contato com bactérias, fungos e parasitas, assim como o uso de antibióticos e os hábitos alimentares definem a composição da microbiota intestinal.

Quando você precisa consumir antibiótico, a microbiota intestinal sofre impacto. Ela volta ao normal à medida que a rotina é retomada, mas demora cerca de seis meses, isso se você estiver saudável, então não hesite em apostar nos pre e probióticos e, com isso, garantir os posbióticos - Conheça melhor cada um deles com SUA NUTRICIONISTA CLÍNICA!

 

 


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS