ADOÇANTE NA DIETA: SAIBA QUAL É A QUANTIDADE RECOMENDADA PARA CONSUMO

 

Trocou o açúcar pelo adoçante? Fique atenta! Não adianta “espirrar” o vidro de adoçante no café.

 

Os ADOÇANTES ARTIFICIAIS são obtidos através de um processamento químico em laboratório. Alguns não são metabolizados pelo organismo e não possuem calorias, mas há indícios de interações com receptores do sabor doce, que estimulariam a liberação de insulina - como se fosse açúcar. Alguns estudos alertam que o consumo de adoçantes artificiais pode colaborar para o desenvolvimento de desequilíbrios metabólicos que levam à obesidade, diabetes tipo 2 e doença cardiovascular. Há ainda uma associação de adoçantes artificiais com a disbiose intestinal. Os adoçantes artificiais mais conhecidos são: sacarina, ciclamato de sódio, aspartame, acesulfame de potássio, e sucralose.

Os ADOÇANTES NATURAIS são encontrados na natureza e extraídos de plantas, frutas e etc.  Os mais utilizados são a estévia e os polióis, como maltitol, xilitol e eritritol. Por não passarem por processamento químico, acabam sendo a opção mais saudável. As quantidades limites de ingestão diária aceitável não são especificadas, ou seja, essas substâncias não apresentam risco à saúde nas quantidades necessárias para que se obtenha o efeito desejável.

 

Qual é a quantidade recomendada?

Quando falamos em adoçantes, o limite de consumo diário é calculado de acordo com o peso total do indivíduo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é quem estabelece a recomendação diária a ser consumida no Brasil. Abaixo, você confere a recomendação de alguns adoçantes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS):

 

·        Sacarina: 2,5mg a cada kg de peso.

·        Sucralose: 15mg a cada kg de peso.

·        Aspartame: 40mg a cada kg de peso

·        Ciclamato de sódio: 11mg a cada kg de peso

 

De forma simples, esses dados mostram que uma pessoa de 60 kg, por exemplo, pode consumir 900 mg de sucralose por dia

Moderação ainda é a melhor opção!!!


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS