8 BENEFÍCIOS DO COENTRO PARA SAÚDE:





O coentro, uma erva muito utilizada como tempero de cozinha, traz benefícios para saúde como ajudar a controlar o colesterol, prevenir anemia e melhorar a digestão.
Além de poder ser utilizado para dar sabor e cheiro à preparações culinárias, o coentro também pode ser usado para incrementar saladas, sucos verdes e chás. Os seus principais benefícios são:

Prevenir câncer:  por ser rico em carotenoides, substâncias com alto poder antioxidantes;
Proteger a pele contra o envelhecimento: por ser rico em carotenoides e reduzir os danos causados pelos raios UVB;
Ajudar a controlar o colesterol: pois possui gorduras insaturadas e vitamina C, que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL);
Melhorar a digestão: pois regula o funcionamento do fígado e ajuda a combater infecções intestinais;
Ajudar a controlar a pressão arterial: por ser rico em cálcio, nutriente que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e baixar a pressão;
Ajudar a desintoxicar e eliminar metais pesados do organismo: como o mercúrio, alumínio e chumbo.
Prevenir anemia: por ser rico em ferro;

Combater infecções intestinais: pois seu óleo essencial tem propriedades antimicrobianas e seus nutrientes ajudam a fortalecer o sistema imunológico.


Segue abaixo receitas especiais:


SUCO DETOX DE COENTRO

Ingredientes
1 xícara de folhas frescas de coentro;
1 xícara de folhas de espinafre;
1/2 xícara de talos de salsão picados;
600 ml de água mineral;


Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e pronto. Tome sem coar para obter todos os benefícios do coentro sem perder as fibras digestivas. Se preferir um suco menos espesso, acrescente mais água.


CHÁ GELADO DE COENTRO

Ingredientes
ü 1 litro de água;
ü 1 punhado de folhas de coentro;
ü 2 colheres de sopa de sementes de coentro;

Modo de preparo
Leve a água ao fogo, e assim que levantar fervura acrescente as sementes. Deixe cozinhar em fogo baixo por 3 minutos. Em seguida, desligue o fogo e acrescente as folhas de coentro, tampando a panela e mantendo-a abafada por 10 minutos. Tome o chá coado ao longo do dia, sem açúcar ou adoçante. Pode bater no liquidificador com gelo.



ESTUDO CIENTÍFICO: SANTOS, Larissa Cruz; SAMPAIO, Klicia Araujo. Influência da adição do óleo de coentro (Coriandrum sativum) nas propriedades antioxidantes de óleos vegetais. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, n. 26, 2018.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS