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Mostrando postagens de Agosto, 2018

Dia 31 de Agosto: Dia do Nutricionista

ALIMENTAÇÃO ALIADA CONTRA DORES NA COLUNA LOMBAR:

O envelhecimento é responsável por um processo de desgaste natural dos discos intervertebrais, estruturas localizadas entre as vértebras da coluna e responsáveis por amortecer os impactos frequentes sobre a região, protegendo-a. Dessa forma, com o passar do tempo, qualquer indivíduo se torna suscetível ao surgimento de dores e outros agravantes na coluna vertebral. Entretanto, além do processo natural, outros fatores também atuam como responsáveis pelos prejuízos à região. É o caso da obesidade, do sedentarismo, do tabagismo e da má postura, por exemplo. Existem alimentos que auxiliam diretamente na regeneração muscular, prevenindo o maior desgaste e a fadiga. Fortalecer a musculatura de sustentação da coluna é essencial para prevenir as dores na região. Conheça alguns alimentos aliados: - Vitamina A:   pode ser encontrada em carnes ovos, cenoura e na batata doce, e tem ação antioxidante, o que ajuda a fortalecer o sistema imune e, consequentemente, contribui com

GOLDEN MILK: conheça os benefícios e saiba como preparar

O Golden Milk, ou Leite Dourado, é uma bebida amarela feita com especiarias e leite vegetal, utilizada há muito tempo pela Ayurveda, a medicina tradicional indiana. O leite dourado é preparado com bebida vegetal (leite de coco, aveia, ou castanhas por exemplo), cúrcuma (açafrão-da-terra) e outras especiarias.   Em algumas versões, a receita conta com canela, gengibre, cardamomo, pimenta preta e óleo de coco. A cúrcuma é a “estrela”   por seus poderes anti-inflamatórios e antioxidantes que aumentam a imunidade, devido à presença da curcumina em sua composição.   INGREDIENTES •   1 colher de chá de cúrcuma em pó •   ½ colher de chá gengibre em pó •   ¼ de colher de chá de canela •   1 pitada de cardamomo em pó •   1 pitada de pimenta preta •   150ml leite vegetal (usei o leite de amêndoas mas fica ótimo também com leite de aveia ) •   1 colher de sopa de óleo de coco; •   ½ colher de chá de essência de baunilha •   1 colher de chá de mel MODO DE P

ESTUDO CIENTÍFICO: Sono e Excesso de peso

FONTE DA IMAGEM:  https://www.sciencedaily.com/releases/2013/01/130122162329.htm A insônia e pessoas acima do peso tem forte relação, onde foi constatado por um estudo com a população coreana. O estudo foi realizado com 107.000 indivíduos onde observou-se que a má qualidade e o tempo curto de sono (menor que 7 horas ao dia) foram positivamente associados à obesidade e sobrepeso. Por outro lado, uma revisão sistemática meta-analítica coloca que o ganho de peso também é evidente em pacientes que apresentam sono mais longo (maior que 9 horas ao dia). Por meio destas análises, pode-se concluir que a qualidade do sono é mais relevante do que o tempo de sono, no que se refere ao ganho de peso. A restrição do sono também pode aumentar o risco de morbidades associadas à obesidade. Um estudo realizado em modelo animal indicou que uma noite mal dormida - associada ao consumo aumentado de gorduras por 6 meses – reduziu a sensibilidade à insulina, gerando alterações no metabolism

DICA DO PERSONAL TRAINER NELSON NETTO: Treinamento Funcional

FONTE DA IMAGEM:  http://www.healthclubmanagement.co.uk Está entediado (a) com a musculação e academia? Então, conheça o Treinamento Funcional! É um tipo de treino que utiliza alguns equipamentos como TRX e o próprio corpo como ferramenta, podendo ser praticado ao ar livre em parques e praças, ou seja, onde você estiver. Os exercícios são dinâmicos e desafiadores que vão condicionar você fisicamente e te preparar para as atividades do cotidiano gerando saúde e qualidade de vida, além dos benefícios da prática ao ar livre o contato com a natureza são altamente benéficos para o bem estar e equilíbrio do organismo. Procure sempre um profissional de Educação Física para orientá-lo da melhor maneira possível e te trazer os resultados desejados como: melhora na força, resistência, coordenação, flexibilidade, agilidade entre outras a depender do nível de condicionamento do praticante.

Nova resolução de suplementos alimentares traz mais clareza para os consumidores:

FONTE DA IMAGEM:  https://www.eatright.org Nova resolução de suplementos alimentares traz mais clareza para os consumidores e facilita a legalização de vários produtos que até então não possuíam legislação específica.   Depois de 7 meses de discussões e consultas públicas, foi publicado, no dia 27/07/2018, o novo marco regulatório dos Suplementos Alimentares. As novas regras vão melhorar o acesso dos consumidores brasileiros à produtos seguros e de qualidade, bem como diminuir os obstáculos para comercialização e inovação, descomplicando as normas para as indústrias desse segmento, além de melhorar o controle sanitário e a gestão do risco desses produtos. Principais regulamentações: Alteração das categorias de alimentos e embalagens isentos e com obrigatoriedade de registro (altera a RDC 27/2010 e passa a vigorar a RDC 240/2018). As principais mudanças é a extinção das categorias Alimentos para Atletas e Suplemento Vitamínico Mineral, incluídas na nova categoria

PRINCIPAIS FARINHAS LOW CARB PARA VOCÊ USAR EM SUAS RECEITAS:

FONTE DA IMAGEM: http://arditor.com/diabetes-low-carb-flour-alternatives/ Atualmente, muito se fala sobre alimentação low carb, que prevê a redução da quantidade de carboidratos ingeridos, não só com o objetivo de perda de peso, mas também de conquistar mais saúde e qualidade de vida, e as farinhas são hoje os ingredientes mais importantes para a preparação das receitas. Tais farinhas podem ser usadas, de forma geral, em preparações de bolos, tortas, panquecas, pães e muito mais. Basta saber usá-las! Além de uma baixa quantidade de carboidratos, essas farinhas alternativas são ricas em fibras e isentas de glúten, conheça as principais abaixo: Farinha de coco Apresenta fibras, proteínas, carboidratos em pequena proporção, além de gordura monoinsaturada. Essa farinha low carb também é isenta de glúten. Farinha de banana-verde A farinha pode ter de 55 a 93% de seu amido na forma resistente, uma forma de carboidrato muito mais saudável para o or

ESTUDOS CIENTÍFICOS RECENTES SOBRE OS BENEFÍCIOS DO CACTO Xique-xique:

  FONTE DA IMAGEM:  http://g1.globo.co m Nome Científico: Pilosocereus gounellei Características: Este cacto possui tronco ereto, com galhos laterais afastados, descrevendo uma curva em direção ao sol. Os ramos, que podem atingir a altura de quatro metros, têm fortes espinhos e flores na cor branca. Seus frutos são comestíveis, saborosos e ricos em sais minerais, que podem ser consumidos in natura. Origem: Nordeste do Brasil. Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. Mas também aparece no Piauí, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe (em áreas de Caatinga). Estudos científicos recentes (2018) tem mostrado os benefícios deste cacto para nossa saúde, segue abaixo: 1.      Redução nos níveis de colesterol total; 2.      Redução dos níveis de triglicérides; 3.      Contém flavonoides em sua composição; 4.      Presença de beta-sitosterol que é um forte antioxidantes contra doenças cardiovasculares; 5.      P

Receita Testada: Brigadeiro com farelo de aveia

Ingredientes   •   2 xícaras de chá de leite semidesnatado sem lactose •   10g de adoçante culinário •   1 colher de sopa de manteiga ghee •   2 colheres de sopa de farelo de aveia •   2 scoops de whey protein de chocolate Modo de preparo Em uma panela, coloque o leite. Leve ao fogo e deixe ferver. Adicione a manteiga e mexa. Coloque o açúcar, o farelo de aveia e o whey protein. Abaixe o fogo e continue mexendo. Deixe formar a consistência de brigadeiro e desligue o fogo. Deixe esfriar, faça as bolinhas e passe no farelo de aveia ou em um pouco de whey protein de chocolate. Calorias por porção de 15g: 20 calorias