ALIMENTAÇÃO ALIADA CONTRA DORES NA COLUNA LOMBAR:




O envelhecimento é responsável por um processo de desgaste natural dos discos intervertebrais, estruturas localizadas entre as vértebras da coluna e responsáveis por amortecer os impactos frequentes sobre a região, protegendo-a. Dessa forma, com o passar do tempo, qualquer indivíduo se torna suscetível ao surgimento de dores e outros agravantes na coluna vertebral. Entretanto, além do processo natural, outros fatores também atuam como responsáveis pelos prejuízos à região. É o caso da obesidade, do sedentarismo, do tabagismo e da má postura, por exemplo.
Existem alimentos que auxiliam diretamente na regeneração muscular, prevenindo o maior desgaste e a fadiga. Fortalecer a musculatura de sustentação da coluna é essencial para prevenir as dores na região.

Conheça alguns alimentos aliados:

- Vitamina A:  pode ser encontrada em carnes ovos, cenoura e na batata doce, e tem ação antioxidante, o que ajuda a fortalecer o sistema imune e, consequentemente, contribui com a reparação de tecidos lesionados.

- Vitamina C: é essencial para a formação do colágeno que é uma proteína que melhora a resistência dos ossos, dentes e tendões.

- Açaí: é energético e contribui com a formação de aminoácidos (o que auxilia na construção dos músculos) e

- Ômega 3: encontrada nos peixes como a sardinha que é o nutriente  importante para a regeneração muscular.

Em caso de dor crônica, o que não se aconselha comer são os alimentos muito doces e acidificantes do sangue, como, por exemplo: carnes, bebidas alcoólicas, açúcar, café, sal, pão, massas e batata.
Este tipo de alimentação favorece o combate à inflamação, facilitando a cura da doença, diminuindo a dor, mas não exclui a necessidade da ingestão dos medicamentos receitados pelo médico.
Vale lembrar que os cuidados não param no prato. É preciso ficar de olho também na prática de atividades físicas, que deve ser regular e abranger alongamento, fortalecimento e condicionamento aeróbico sempre acompanhada de um profissional educador físico.

ESTUDOS UTILIZADOS:

SANTOS, Ranailla Lima Bandeira; PEREIRA, Alessandra da Silva; CARVALHO, Izabel Vargas Rocha. Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de pacientes atendidos em centro especializado em doenças da coluna vertebral. Nutrición clínica y dietética hospitalaria, v. 37, n. 1, p. 10-16, 2017.

DE ALENCAR, Maria do Carmo Baracho; SCHULTZE, Vanessa Mann; DE SOUZA, Sandra Dias. Distúrbios osteomusculares e o trabalho dos que cuidam de idosos institucionalizados. Fisioterapia em Movimento, v. 23, n. 1, 2017.

SALMASO, Franciany Viana et al. Análise de idosos ambulatoriais quanto ao estado nutricional, sarcopenia, função renal e densidade óssea. Arq. bras. endocrinol. metab, v. 58, n. 03, p. 226-231, 2014.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS