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Mostrando postagens de Fevereiro, 2020

Novidade no Consultório!!! Exame Nutrigenético para Dieta, Nutrição e Atividade Física

A Nutrigenética ajuda a compor cardápio baseado em predisposições pois é uma ferramenta de assertividade: Não ficamos mais na tentativa e erro. Dietas como a lowcarb ou da proteína são pensadas dentro de uma média da população, mas não funcionam para todos. Fala-se muito também em glúten e lactose. Quando vamos direto na genética, verificamos se a pessoa, de fato, tem uma questão de assimilação ou de intolerância. Apesar da constituição genética ser fixa, nossa nutrição e estilo de vida podem influenciar a expressão dos genes, levando a modificações em nosso fenótipo. Assim, a dieta personalizada pode ser adaptada ao nosso retrospecto genético e necessidades exclusivas (Nutrigenética). Em contrapartida, nutrientes e compostos bioativos presentes nos alimentos podem modular a expressão dos genes alterados, e sua possível repercussão negativa na saúde pode ser reduzida, postergada ou mesmo prevenida (Nutrigenômica). Desta forma, o Perfil Nutrigenético pode predizer o

NÃO ESTÁ CONSEGUINDO CONSUMIR FEIJÃO DEVIDO OS GASES INTESTINAIS E ESTUFAMENTO ABDOMINAL APÓS O CONSUMO? Segue uma dica infalível para este problema!

Primeiro vou explicar sobre a Rafinose que está presente no feijão: A Rafinose é um carboidrato fermentável e, para ser digerida no organismo, ela precisa ser reduzida a monossacarídeos, ou seja, carboidratos simples e de fácil absorção. Algumas pessoas têm dificuldade nesse processo. Nesses casos, a Rafinose não é completamente digerida e fica acumulada no intestino. Lá, os micro-organismos promovem sua fermentação, o que pode causar inchaços, gases e desconfortos abdominais. Para não ter esse tipo de desconforto, uma opção é fazer a reposição da enzima Alfa Galactosidase. Essa enzima atua na quebra da Rafinose presente em carboidratos fermentáveis como é o caso do feijão, quebrando os açúcares complexos em açúcares simples, evitando a fermentação destes alimentos e auxiliando na sua digestão. Então a dica é deixar o feijão in natura de “molho em água” de um dia para o outro. Descartar a água. Fazer o cozimento como de costume. Quando estiver pronto acrescente na

Você conhece o que é periodização da dieta ?

Quem é meu paciente sabe que faço essa periodização da dieta (termo que ganhou fama nos últimos meses), faço isso a cada 30 dias ou 60 dias, dependendo do objetivo, assim a dieta muda totalmente a cada período. A periodização da dieta pode ser a chave para alcançar mais rapidamente o objetivo da redução de peso e da melhora da composição corporal, pois é preciso estratégia para chegar à composição corporal e peso desejados. Como somos altamente adaptáveis, variar "os tipos de dietas", periodizar, é uma excelente estratégia para evitar o efeito platô, quando o corpo se adapta à dieta e estaciona num peso. Cada indivíduo terá uma sequência, período e duração, que deverá estar em sintonia com o estilo de vida (treinamento, trabalho, viagens, eventos), história clínica e preferências alimentares. Um exemplo para vocês terem uma noção dessa estratégia: Modulação intestinal + Dieta Low Carb Moderada Mediterrânea + Dieta TRF + Dieta Low FODMAPs, dentre outra

CARNAVAL COM SAÚDE: DICAS PARA EVITAR UMA INTOXICAÇÃO ALIMENTAR

·          Compre garrafas de  á gua lacradas e consuma a  á gua de coco na pr ó pria fruta; ·          Evite alimentos mal cozidos ou crus; ·          Evite alimentos em conserva; ·          Evite molhos caseiros; ·         Observe o ambiente e os funcionários. Repare se os cabelos estão presos, se há higiene em seus aventais, assim como nas panelas e recipientes e se o funcionário que recebe o pagamento é o mesmo que lida com os alimentos. Evite também comprar nos lugares que usam os mesmos utensílios para alimentos crus e cozidos, pois as bactérias presentes no cru podem contaminar o outro. ·          A melhor opção é sempre levar seus próprios alimentos. Prefira levar frutas frescas, secas e biscoitos integrais. São alimentos que não precisam de muita refrigeração e resistem melhor ao calor.

SUCOS ENERGIZANTES PARA O CARNAVAL: Receitas especiais

Ingredientes ·          100ml de suco de uva integral ·          100 ml de suco de limão ·          1 unidade de banana nanica ·          1 colher de sopa de polpa de açaí ·          1 colher de sopa aveia ·          1 colher de chá de gengibre ·          Mel a gosto para adoçar Modo de Preparo Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador até ficar homogêneo. Coar, se preferir. Ingredientes ·          1 pedaço de beterraba crua ·          1 colher de sopa de goji berry ·          7 morangos ·          200ml de água de coco ·          100 ml de suco de laranja ·          1 colher de chá de guaraná em pó ·          1 colher de sopa de colágeno em pó Modo de Preparo Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador até ficar homogêneo. Coar, se preferir. Ingredientes ·          1 fatia grossa de abacaxi ·          1 limão (suco) ·          1 cenoura pequena crua ·          ½  talo de salsão ·          1

AMIGOS DO PEITO – ALIMENTOS SAUDÁVEIS PARA O SEU CORAÇÃO

Em decorrência de muitos casos nos últimos meses de infarto entre pacientes, familiares e amigos, resolvi listar aqui alguns alimentos importantes para a prevenção dessa doença tão grave. ·         Peixes como salmão, atum, sardinha, bacalhau e arenque   = ÔMEGA-3 = 3 vezes por semana (Eles impedem a ação das prostaglandinas , substancias que contribuem para a inflamação nos vasos sanguíneos e para formação de placas de gorduras. Não pode ser empanado e nem frito logicamente). ·         Azeite de oliva extravirgem = GORDURA MONOINSATURADA = 1 colher de sopa/dia (Tem o poder de aumentar o colesterol bom e reduzir o colesterol ruim. Ajuda na prevenção da aterosclerose(. ·         Aveia = VITAMINAS B3, B6 E B9 = 2 colheres de sopa/dia (Auxilia na manutenção da pressão arterial. A B9 (ácido fólico) é importante na excreção da homocisteína, um aminoácido que em excesso pode danificar os vasos sanguíneos e afetar o coração. Possui beta-glucanas que controla

FATORES QUE ATRAPALHAM O GANHO DE MASSA MAGRA

1.      Consumo de bebidas alcoólicas (inclui todo tipo); 2.      Uso do cigarro ou narguile nos finais de semana; 3.      Ingestão de medicamentos como anticoncepcionais e antidepressivos; 4.      Alterações na tireoide como hipotireoidismo; 5.      Alimentação inadequada sem auxilio de um profissional nutricionista; 6.      Poucas horas de sono ou insônia; 7.      Deficiência de vitaminas e minerais, um exemplo é a vitamina D; 8.      Deficiência de hormônios; 9.      Uso inadequado de suplementos esportivos, ou seja, sem necessidade e sem acompanhamento profissional; 10.Intoxicação por metais pesados como exemplo o alumínio; 11. Presença de doenças crônicas sem tratamento especifico;