Novidade no Consultório!!! Exame Nutrigenético para Dieta, Nutrição e Atividade Física





A Nutrigenética ajuda a compor cardápio baseado em predisposições pois é uma ferramenta de assertividade: Não ficamos mais na tentativa e erro. Dietas como a lowcarb ou da proteína são pensadas dentro de uma média da população, mas não funcionam para todos. Fala-se muito também em glúten e lactose. Quando vamos direto na genética, verificamos se a pessoa, de fato, tem uma questão de assimilação ou de intolerância.

Apesar da constituição genética ser fixa, nossa nutrição e estilo de vida podem influenciar a expressão dos genes, levando a modificações em nosso fenótipo. Assim, a dieta personalizada pode ser adaptada ao nosso retrospecto genético e necessidades exclusivas (Nutrigenética).
Em contrapartida, nutrientes e compostos bioativos presentes nos alimentos podem modular a expressão dos genes alterados, e sua possível repercussão negativa na saúde pode ser reduzida, postergada ou mesmo prevenida (Nutrigenômica).
Desta forma, o Perfil Nutrigenético pode predizer o risco de uma pessoa desenvolver determinada doença ou condição de saúde, e ainda auxiliar o médico, o nutricionista ou o profissional da saúde na tomada de decisões terapêuticas ou preventivas.

COMO FUNCIONA?
Nesta análise de mapeamento genético, são identificadas certas alterações que interferem na maneira como o corpo responde às atitudes, incluindo o padrão alimentar e o nível de atividade física, todas documentadas na literatura científica.
O objetivo deste perfil é identificar certos fatores genéticos que influenciam o risco do surgimento de doenças crônicas relacionadas à alimentação, como a obesidade, dislipidemias, intolerância nutricionais, etc.

POR QUE SABER MEU PERFIL?
Conhecer o perfil genético proporciona a possibilidade de uma abordagem personalizada para reduzir e manter o peso ideal, além de reduzir o risco de algumas doenças multifatoriais influenciadas pela predisposição genética.
Esses benefícios podem ser atingidos pois, com informações sobre o perfil genético, é possível otimizar o equilíbrio nutricional da dieta.
Conhecer as tendências genéticas pode ajudar a realizar mudanças positivas no cotidiano, promovendo assim, maior qualidade de vida.

COMO É FEITO O EXAME?
Este exame pode ser feito através da coleta de sangue ou de saliva em um laboratório especializado,  nele é possível detectar variações genéticas relacionadas a diferentes condições associadas à alimentação e comportamento alimentar, tais como:

·        Genes associados à obesidade;
·        Regulação do metabolismo lipídico;
·        Risco do desenvolvimento de Diabetes Melitos 2;
·        Hipertensão arterial sistêmica;
·        Metabolismo de vitaminas (B9, D dentre várias);
·        Intolerâncias alimentares (Lactose, Cafeína);
·        Modulação da resposta inflamatória e estresse oxidativo e desintoxicação;
·        Intolerância ao glúten;
·        Doença celíaca;
·        DNA esportivo (gene do endurance, função vascular, capacidade aeróbia, inflamação e recuperação muscular dentre várias outras).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS