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Mostrando postagens de Janeiro, 2021

RECEITA: GRANOLA SALGADA FUNCIONAL PARA SALADAS E ACOMPANHAMENTOS

  INGREDIENTES: ·         1 colher de sopa de sementes de linhaça dourada ou marrom ·         1 xícara de aveia em flocos ·         1 xícara de cajus crus picados grosseiramente ·         1/4 xícara de sementes de gergelim ·         1/4 xícara de sementes de girassol cruas ·         1/4 xícara de sementes de abóbora cruas ·         1 colher de café de sal marinho ou rosa ·         1/2 colher de chá de páprica defumada ·         1/4 colher de chá de cominho moído ·         3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem ·         1 colher de sopa de xarope de agave (opcional)   MODO DE PREPARO: Pré-aqueça o forno a 280°. Forre uma assadeira com papel manteiga. Moa as sementes de linhaça de leve no processador ou liquidificador. Transfira para uma tigela pequena e misture 3 colheres de sopa de água. Reserve por 15 minutos para engrossar. Em uma tigela grande, misture a aveia, castanha de caju, sementes de gergelim, sementes de girassol, sementes de abóbo

ADOÇANTE OU AÇÚCAR? O QUE FAZ MAIS MAL A SAÚDE?

  Açúcar ou adoçante? Após pedir um cafezinho, essa é a pergunta que costuma vir logo em seguida. Embora muita gente esteja escolhendo a segunda opção, existem dúvidas e receios relacionados ao produto. Será que ele ajuda a emagrecer? Quem deve incluí-lo no cardápio? Ele causa câncer?   Pessoas que usam adoçantes artificias, como sacarina, estévia, ciclamato, aspartame, acesulfame-K, sucralose, neotame e advantame, ou consomem produtos e bebidas com esses produtos, têm maior probabilidade de ganhar peso do que quem prefere a versão açucarada. Ou seja, o efeito é exatamente o oposto do que os consumidores esperam, de acordo com um novo estudo realizado pela Universidade do Sul da Austrália ( https://doi.org/10.1007/s11883-019-0814-6 ).   A conclusão do estudo foi que os consumidores de adoçantes artificiais não reduziram sua ingestão geral de açúcar. Eles usaram tanto açúcar quanto adoçantes de baixa caloria e achavam que podiam comer livremente seus alimentos favoritos. Adoçan

QUANTAS CALORIAS É PRECISO QUEIMAR PARA PERDER 1KG DE PESO?

  Para perder 1 kg de peso você deverá diminuir 7.700 kcal da sua ingestão normal de alimentos. Isto porque 1 kg corporal equivale a 7.700 kcal. No entanto, para não reduzir tudo da ingestão diária, você pode queimar calorias através da prática de alguma atividade física – esta é a melhor opção – a combinação das duas, ou seja, comer menos e fazer mais exercício. No seu dia a dia identifique alimentos cheios de calorias e substitua-os por outros mais saudáveis. Fazer exercício físico é a chave para queimar calorias e, portanto perder peso, sem ter de reduzir tudo da dieta,   pois com sofrimento a dieta fica mais difícil de ser seguida até o final, lembre-se da reeducação alimentar.   Exemplo: Das 1.100 calorias (que é o valor que representa o que deve gastar se quer perder 1 kg por semana), você pode, por exemplo, optar por queimar 550 kcal fazendo exercício e as outras 550 kcal comendo menos alimentos calóricos.   Sempre faça exercícios físicos com instruções de um profi

RECEITA: CHOCOLATE DE BANANA COM CANELA E CARDAMOMO (Ótima opção saudável para "matar" a vontade de um doce)!

  IMPORTANTE: como sempre explico nas consultas, as receitas possuem ingredientes funcionais e não apenas para compor uma preparação, ou seja, ajudam no processo de tratamento nutricional pelo qual é o objetivo procurado e não estão ali por um acaso – cada uma tem uma função!!!   INGREDIENTES   ·         2 bananas picadas ·         2 colheres de sopa de cacau em pó 70% ou 100% ·         2 colheres de sopa de açúcar de coco ·         2 colheres de sopa de óleo de coco extravirgem sem sabor ·         Canela em pó à gosto ·         Cardamomo em pó à gosto *Se achar necessário acrescente adoçante   MODO DE PREPARO   Bater todos os ingredientes com mixer   até ficar um creme homogêneo. Colocar em forminha de silicone ou forminhas de gelo e levar ao congelador por 3 horas, aproximadamente.

RECEITA: SUSPIRO FIT DE AQUAFABA COM WHEY PROTEIN

  INGREDIENTES ·      ½ xícara de aquafaba (água de grão de bico) – ver postagem onde ensino como faz! ·      1 colher de chá de extrato de baunilha ·      ¼ colher de chá de suco de limão ·      1 colher de sopa de açúcar fit ·      1 colher de sopa (peneirado) de whey protein sabor baunilha ou o sabor da sua preferência   MODO DE PREPARO Pré-aqueça o forno a 100 graus. Comece usando a batedeira colocando a aquafaba, o extrato de baunilha, e o suco de limão até começar a espumar e crescer em volume. Comece em velocidade baixa, e continue aumentando até atingir a velocidade mais alta da sua batedeira. Continue batendo até que fique bem espumante. Comece a adicionar o açúcar e o whey que você peneirou, ½   colher de sopa por vez de cada (açúcar e whey). Espere até que fique bem incorporado antes de adicionar a próxima colher, deixando bater por mais ou menos uns 20-30 segundos após cada adição. Após adicionar todo o açúcar, continue batendo. Pausando e olhando de vez em

BENEFÍCIOS DO GRÃO-DE-BICO PARA NOSSA SAÚDE

O grão-de-bico (Cicer arietinum L.) é uma leguminosa fonte de proteínas, carboidratos, minerais, vitaminas e fibras, além de conter diversos compostos bioativos. Ela se destaca por ter melhor digestibilidade do que outras leguminosas, como o feijão, ervilha, soja e lentilha, além de apresentar baixo teor de fatores antinutricionais e melhor disponibilidade de ferro. Seu percentual de digestibilidade varia de 64 a 79%, dependendo da origem do grão-de-bico. Embora presentes em poucas quantidades, os fatores antinutricionais são facilmente reduzidos ou eliminados por técnicas de cozimento. Os fatores promotores da flatulência que, apesar de estarem presentes em maiores quantidades no grão-de-bico, em decorrência dos teores de oligossacarídeos, também são inativados pelo aquecimento. O grão-de-bico apresenta quantidades significativas de todos os aminoácidos essenciais, exceto os aminoácidos com enxofre (como a metionina), que podem ser complementados por adição de cereais na alimentaç

PORQUE CALDO DE CARNE/GALINHA/LEGUMES FAZ TANTO MAL A SAÚDE? SEGUE RECEITA SAUDÁVEL PARA AJUDAR!!!

  De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o consumo de produtos ultraprocessados como os caldos de carne, galinha e outros,   estão associados à obesidade ou a fatores relacionados com outras doenças como a porcentagem de gordura abdominal, ao aumento de risco de doenças cardiovasculares e doenças metabólicas (como diabetes tipo 2) e de aparecimento de alguns canceres,   à depressão, aos distúrbios gastrointestinais (como síndrome do cólon irritável), à diminuição da eficácia do sistema imune e ao aumento do risco de mortalidade precoce. Basta uma análise rápida da lista de ingredientes desses produtos para perceber que todos os caldos industrializados têm uma coisa em comum: os primeiros ingredientes que surgem são sal e gordura de palma — lembre-se que, no rótulo, os ingredientes se encontram por ordem decrescente, portanto, o que está em primeiro lugar é aquele que se encontra em maior quantidade. É verdade que o sódio é um mineral e

BENEFÍCIOS DA BETERRABA PARA QUEM PRATICA EXERCÍCIOS AERÓBICOS E ANAERÓBICOS

  A beterraba apresenta betacaroteno que é considerado um antioxidante e quando entra em contato com o organismo é transformado em vitamina A. A vitamina A participa da defesa do organismo e representa uma ótima proteção contra as infecções, possibilitando uma recuperação mais rápida contra doenças e também é essencial para o bom funcionamento dos olhos, boca e pele. Alguns estudos estão relatando que no suco de beterraba contém alto teor de nitrito (substância presente no solo, na água e nos vegetais e, portanto, distribuídos em alimentos de origem vegetal e animal). Esta substância quando entra em contato com o organismo humano é transformada em nitrato (processo chamado de nitração), e o mesmo se modifica para óxido nítrico. Este processo melhora a absorção de nutrientes para dentro do músculo, ajuda a gerar mais energia, elimina as toxinas do corpo, e mantém mais eficiente a utilização do oxigênio, isso porque o óxido nítrico ajuda a manter os vasos sanguíneos dilatados, deixan

VOCÊ CONHECE AQUAFABA PARA SUBSTITUIR O OVO NAS RECEITAS?

  Aquafaba é o líquido de cozimento de leguminosas, como grão-de-bico. Este líquido tem uma consistência e propriedades bastantes semelhantes à clara de ovo. Aquafaba tem uma combinação única de amidos, proteínas e outros sólidos vegetais solúveis que migram a partir das sementes para a água durante o processo de cozimento, dando a essa solução/suspensão propriedades emulsificantes, espumantes, gelatinizantes e espessantes. Pode ser usada em receitas que levam claras de ovos, como suspiros (vou passar a receita aqui), mousses, sorvetes, marshmallow, brownies, macarons, maionese, omeletes. Geralmente 3 colheres de sopa de aquafaba equivale 1 ovo, mas isso realmente depende se sua aquafaba está com a consistência certa. A consistência da aquafaba deve ser um pouco viscosa, mas não muito grossa, e não muito líquida. Idealmente, deve ser a mesma consistência de clara de ovo. Para conservar você pode colocar em uma forma de gelo e usar quantos cubos quiser por vez ou congelar em potinho

RETORNO DAS FÉRIAS 2020/2021: