VOCÊ CONHECE AQUAFABA PARA SUBSTITUIR O OVO NAS RECEITAS?

 



Aquafaba é o líquido de cozimento de leguminosas, como grão-de-bico. Este líquido tem uma consistência e propriedades bastantes semelhantes à clara de ovo.

Aquafaba tem uma combinação única de amidos, proteínas e outros sólidos vegetais solúveis que migram a partir das sementes para a água durante o processo de cozimento, dando a essa solução/suspensão propriedades emulsificantes, espumantes, gelatinizantes e espessantes. Pode ser usada em receitas que levam claras de ovos, como suspiros (vou passar a receita aqui), mousses, sorvetes, marshmallow, brownies, macarons, maionese, omeletes.

Geralmente 3 colheres de sopa de aquafaba equivale 1 ovo, mas isso realmente depende se sua aquafaba está com a consistência certa. A consistência da aquafaba deve ser um pouco viscosa, mas não muito grossa, e não muito líquida. Idealmente, deve ser a mesma consistência de clara de ovo. Para conservar você pode colocar em uma forma de gelo e usar quantos cubos quiser por vez ou congelar em potinhos.

 

Melhor de tudo, não tem sabor algum, neutro como a clara de ovo!

 

MODO DE PREPARO:

·        1 xícara de grão-de-bico

·        3 xícaras de água


 Coloque o grão-de-bico de molho na água. Coloque água suficiente para cobrir os grãos + 3 dedos. Deixe por pelo menos 6 horas. Neste período, escorra e troque a água pelo menos 2 vezes.  No fim do período, escorra e descarte a água do molho. Coloque o grão-de-bico escorrido em uma panela de pressão, e adicione 3 xícaras de água. *Atenção* não adicione sal nem temperos. Após cozimento, despeje tudo (grão-de-bico + água) em um pote com tampa e leve à geladeira até o dia seguinte. No dia seguinte, passe o grão-de-bico por uma peneira e recolha o líquido. Esse líquido é a aquafaba. O rendimento deve ser de 1 xícara de líquido/aquafaba. Se for maior que isso, leve ao fogo até reduzir para 1 xícara. Use o grão-de-bico (grãos) em receitas como o petisco de grão de bico, ou o homus, entre outras.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS