PORQUE CALDO DE CARNE/GALINHA/LEGUMES FAZ TANTO MAL A SAÚDE? SEGUE RECEITA SAUDÁVEL PARA AJUDAR!!!

 



De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o consumo de produtos ultraprocessados como os caldos de carne, galinha e outros,  estão associados à obesidade ou a fatores relacionados com outras doenças como a porcentagem de gordura abdominal, ao aumento de risco de doenças cardiovasculares e doenças metabólicas (como diabetes tipo 2) e de aparecimento de alguns canceres,  à depressão, aos distúrbios gastrointestinais (como síndrome do cólon irritável), à diminuição da eficácia do sistema imune e ao aumento do risco de mortalidade precoce.

Basta uma análise rápida da lista de ingredientes desses produtos para perceber que todos os caldos industrializados têm uma coisa em comum: os primeiros ingredientes que surgem são sal e gordura de palma — lembre-se que, no rótulo, os ingredientes se encontram por ordem decrescente, portanto, o que está em primeiro lugar é aquele que se encontra em maior quantidade. É verdade que o sódio é um mineral essencial ao nosso corpo, mas tudo deve estar em equilíbrio, e nesses alimentos o excesso chama muito a atenção.

O rótulo contempla, ainda, muitos outros ingredientes artificiais que nada de bom trazem para a saúde como o Glutamato Monossódico, este aditivo tem como principal função intensificar o sabor dos produtos ou pode ser usado como substituto do sal. O seu consumo pode desencadear sintomas como palpitações, dores de cabeça, enxaqueca, tonturas e desencadear crises de labirintite, náuseas, dores musculares.

IMPORTANTE: Todos estes malefícios do consumo deste tipo de produtos, ou de produtos ultra processados em geral que também possuem esses ingredientes, não aparecem quando consumidos de vez em quando, o problema é quando eles são ingeridos em excesso. Não sentimos logo as consequências, mas elas acumulam-se ao longo dos anos no nosso corpo.

RECEITA CASEIRA (veja a imagem no post nas forminhas de gelo): Congele ervas e temperos naturais ao seu gosto imersos em azeite extra virgem, óleo de coco ou manteiga clarificada (ghee) em formas de gelo. Podem ser usadas com a mesma praticidade que os cubos venenosos que a indústria alimentícia química nos induz a comprar através de propagandas bem elaboradas. Além de saudáveis, podem ter sabores totalmente individuais e serem até mesmo mais baratos que os cubinhos cheios de química prejudicial à sua saúde.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS