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Mostrando postagens de Novembro, 2015

Ghee - manteiga clarificada e seus benefícios à saúde!

Você já ouviu falar da ghee? Ela é um alimento fundamental na mesa das famílias indianas e nos cardápios da alimentação Ayurveda. Trata-se da manteiga clarificada, sem a lactose e as toxinas da manteiga tradicional. Ela é famosa não apenas pelos benefícios nutricionais, mas também pelas propriedades terapêuticas. Assim como a manteiga tradicional, a ghee é feita do leite da vaca ou da búfala. A diferença é que passa por um processo de clarificação, onde é retirada toda a lactose, sal e qualquer toxina que possa fazer mal ao organismo. Por isso ela é considerada mais pura e benéfica do que a manteiga normal. A ghee contém vitamina A, o que a torna uma excelente antioxidante, prevenido o envelhecimento precoce e protegendo as células dos radicais livres. Além disso, ela tem poder anti-inflamatório. Por não conter sal nem toxinas, ela não aumenta a retenção de líquido. Alguns estudos apontam que esse alimento ajuda na prevenção do câncer de mama. O sabor da manteiga clarificada

Os benefícios da Alfarroba para a saúde!

A alfarroba é sua vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado, utilizada pela indústria de alimentos na produção de gomas e espessantes. O pó ou farinha de alfarroba derivado da polpa da vagem torrada e moída é utilizado para substituir o cacau. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), em torno de 38 a 45%. A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1- colaboradora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora na atitude mental e o raciocínio – tanto quanto o aspargo ou morango, a mesma quantidade de niacina (mantém a boa condição da pele) do feijão fava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A, que é essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da

Guia de Calorias dos Sucos de Frutas:

  Valor calculado com base em um copo de 200 ml (sem açúcar) 1. Limão: 10 calorias 2 . Maracujá: 31 calorias 3. Suco verde: 45 calorias 4. Laranja: 90 calorias 5. Uva: 134 calorias 6. Acerola: 19 calorias 7. Abacaxi com hortelã: 47,5 calorias 8. Melancia: 67 calorias 9. Açaí: 166 calorias 10. Morango: 47 calorias

Sarcopenia: Tratamentos Nutricionais

A Sarcopenia é uma síndrome caracterizada pela perda progressiva e generalizada da força e massa muscular, além do aumento da flacidez na pele, que ocorre em conseqüência do envelhecimento. Neste sentido, diversos estudos têm demonstrado que a atividade física (em particular o exercício de resistência) e intervenções nutricionais específicas podem melhorar a força e massa muscular em idosos. As estratégias nutricionais têm o foco de utilizar alguns nutrientes com a capacidade de promover o anabolismo protéico muscular e/ou prevenir a perda muscular. Desta forma, procure seu Nutricionista Clínico, pois apenas um profissional capacitado poderá recomendar os suplementos corretos para tratamento da Sarcopenia.

Benefícios e propriedades do Mirtilo

Ricos em antioxidantes, os frutos são eficazes no combate ao câncer e ao envelhecimento, pois ajudam a bloquear e neutralizar os radicais livres, responsáveis pela formação de células de câncer e pelo envelhecimento precoce. Considerado como o fruto da juventude, devido à presença dos antioxidantes, o fruto previne ainda doenças cardiovasculares. É indicado para dietas de hipertensos, além de reduzir o colesterol, auxiliar o aparelho urinário prevenindo e tratando infecções, ajudar no bom funcionamento do aparelho digestivo e pode ser usado no tratamento de diabetes, da retinopatia diabética, na falta de perfusão renal e no pé diabético, pois possui ação cicatrizante. Além disso, o mirtilo é rico em vitaminas C, K, manganês, fibras alimentares e possui ainda outras vitaminas e minerais em pequenas, embora significativas, quantidades. O fruto possui ainda sais minerais, ácido cítrico, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganésio, riboflavina, açúcares, pect

ZINCO: Você nem imagina como ele é importante!!!

O Zinco é um microelemento que está presente em quase todas as células do nosso corpo e atua em milhares de funções corporais, desde o crescimento celular adequado até a produção de testosterona. Infelizmente, a atividade física, o processamento de alimentos e o envelhecimento podem levar à deficiência de zinco em nosso corpo. Evitar a deficiência de zinco é fundamental para a manutenção do sistema imune e para nossa saúde de uma forma geral, por isso, na sua consulta Nutricional Clínica não esqueça de solicitar seu exame sanguíneo para saber como esta a sua dosagem de zinco no organismo. Veja abaixo os sintomas da deficiência de zinco no organismo: ·        Anorexia- pelo aumento dos níveis de norepinefrina e alterações no hipotálamo; ·        Retardo no crescimento e defeito no crescimento fetal; ·        Cicatrização lenta; ·        Intolerância à glicose pela diminuição de produção de insulina; ·        Hipogonadismo, impotência sexual e atrofia testicular;

RECEITA DA SEMANA: SUCO ANTI-GORDURA:

Ingredientes 1 pedaço médio de inhame sem casca 1 beterraba com casca 2 folhas de couve 1 cenoura com casca 1 maçã com casca e sem sementes ½ copo (100ml) de suco de laranja 2 cubos de gelo Modo de Preparo Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. Essa receita fica melhor na centrífuga, sem água.

BENEFÍCIOS DA LENTILHA A SAÚDE!

Para evitar a presença dos radicais livres e seus malefícios ao organismo, o ideal é investir em uma alimentação equilibrada e incluir no cardápio alguns itens que são ricos em fibras e em MOLIBDÊNIO , comumente encontrado em leguminosas como ervilha, feijão e lentilha. Além de atuar como antioxidante, ele também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, pois é um mineral necessário para enzimas relacionadas a diversas reações químicas no organismo, como, por exemplo, neutralizar o enxofre liberado no processo de conversão de proteínas. O consumo diário do alimento também auxilia na redução do colesterol e dos níveis de açúcar no sangue, além de reduzir a ansiedade, a compulsão alimentar e melhorar o sono e o bem estar, por ser fonte de triptofano. Abaixo segue a receita da Salada de     Lentilha refrescante com Hortelã .   INGREDIENTES: ·        500g de lentilha ·        1 cebola grande ·        1 dente de alho ·        1 maço de cheiro-verde ·