DIETA MIND: A nova dieta para prevenir Alzheimer


 

O ato de envelhecer afeta nosso corpo e mente e nem sempre (quase nunca) é de maneira positiva. Tenho atendido pacientes idosos acamados e graves no Hospital onde trabalho, e a maioria com diagnóstico de demência, sarcopenia muscular e desnutrição. Por isso, a importância da prevenção antes deste estágio da doença.

O tecido do cérebro humano envelhecido às vezes desenvolve aglomerados anormais de proteína que são a marca registrada da doença de Alzheimer. Mas como podemos nos proteger desses acontecimentos?

Pesquisadores do Rush University Medical Center descobriram que idosos podem se beneficiar de uma dieta específica chamada dieta MIND, mesmo quando desenvolvem esses depósitos de proteína, conhecidos como placas amiloides e emaranhados, que são uma patologia encontrada no cérebro e se acumulam entre as células nervosas, normalmente interferindo nas habilidades de pensamento e resolução de problema...

A dieta MIND é uma junção da dieta mediterrânea e DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) .

 Um estudo mostrou que os participantes que seguiram a dieta MIND moderadamente não apenas tinham menos chance de desenvolver, como não apresentaram problemas de cognição, de acordo com um artigo  publicado no Journal of Alzheimer’s Disease.

Seguir a dieta MIND pode resultar em uma variedade de benefícios para a saúde, incluindo a prevenção de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, bem como reduções na pressão arterial e melhoria da saúde digestiva. Nos estudos, a dieta ainda mostrou reduzir a inflamação, um conhecido fator desencadeante do envelhecimento prematuro e da doença.

A NUTRI JÁ ESTÁ DESENVOLVENDO A VERSÃO “BRASIL” DA DIETA PARA CONFORTO DOS HÁBITOS ALIMENTARES DO NOSSO PAÍS, ASSIM ADEQUANDO A NOSSA ROTINA. POR ISSO, SÓ FALAR COM A NUTRI NA SUA CONSULTA OU DO SEU FAMILIAR.

 

 

 

 

 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS