Sumac: O tempero antioxidante que ajuda a combater inflamação

 


Se você ainda não ouviu falar do sumac (ou sumagre) vale a pena abrir espaço na sua prateleira de temperos para ele. Especiaria vinda do Oriente Médio, ela substitui o limão e dá um toque especial em preparos como saladas, carnes e molhos.

Também conhecido como sumak, é uma especiaria de aroma exótico e sabor ácido, puxado para o cítrico, que lembra uma mistura de páprica com limão.

O sumac é extraído de uma planta chamada Rhus coriaria e é muito comum na Ásia, especialmente em países do Oriente Médio. Ele tem sido utilizado para adicionar sabores na culinária libanesa, síria, armênia e iraniana por muitos milênios, e é o ingrediente secreto em infinitos pratos.

Além de saboroso, o sumac é um dos temperos antiinflamatórios mais poderosos que existe. Assim, ele é repleto de antioxidantes e tem a capacidade de neutralizar os radicais livres que podem causar câncer, doenças cardíacas e sinais de envelhecimento.

Sumac também é um ingrediente benéfico para quem tem diabetes tipo 2. Ou seja, estudos mostraram que a ingestão diária do tempero por três meses reduzirá o risco de doença cardiovascular entre essas pessoas.

 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS