NOVIDADE NOS ATENDIMENTOS: TESTE NUTRIGENÉTICO

 


O QUE É MAIS IMPORTANTE PARA VOCÊ HOJE: gastar com comida ou remédio? Tratar uma doença ou prevenir?

 

O perfil genético nutricional nos possibilita orientar de forma assertiva e individualizada a prevenir ou retardar o aparecimento de doenças crônicas. Estou falando da Nutrição de Precisão, com o mais alto nível de assertividade na conduta nutricional que podemos alcançar!

O exame genético é diferente dos exames bioquímicos (aqueles de sangue) por exemplo, porque é feito uma única vez na vida e pronto, além de ser indolor pois a coleta é feita pela saliva apenas.

O objetivo do perfil genético nutricional é identificar variantes genéticas que influenciam o risco do surgimento de doenças relacionadas ao padrão de dieta, como a obesidade, as dislipidemias, intolerâncias alimentares, também pode descrever sobre o gene de massa de gordura corporal, tipos de exercícios físicos mais indicados para você, saúde óssea e resistência muscular,  gene para fome e saciedade, relógio biológico para saber qual horário seu metabolismo é mais ativo, termogênese normal ou reduzida ou seja, como é a sua queima de gordura corporal, risco de desenvolver diabetes, fadiga crônica pós covid-19, tipo de dieta mais indicada para o seu perfil, alergias alimentares, e muitos outros.

Este relatório descreve a relação de variantes genéticas do seu DNA (polimorfismos) que interferem na maneira como o seu corpo responde às suas atitudes, incluindo à sua alimentação e ao seu padrão de atividade física ou exercícios.

Apesar de nossa constituição genética ser fixa, a nossa alimentação e o nosso estilo de vida, influenciam a expressão dos nossos genes. Assim, nosso estilo de vida pode ser adaptado ao nosso retrospecto genético e às nossas necessidades exclusivas.

Nutrientes e compostos bioativos presentes nos alimentos podem modular a expressão dos genes com variações desfavoráveis, e sua possível repercussão negativa na saúde pode ser reduzida, postergada ou mesmo prevenida. Desta forma, o exame genético pode predizer o risco de uma pessoa desenvolver determinada doença ou condição de saúde, e ainda auxiliar o nutricionista na tomada de decisões terapêuticas ou preventivas.

As dietas personalizadas a partir do mapeamento genético e características individuais dos pacientes visam proporcionar mais saúde e reduzir o risco de desenvolver doenças ou tratar e minimizar complicações no caso de pessoas que já apresentem sintomas.

Estamos na nova era da Medicina Preventiva, que nos possibilita fazer nossas escolhas de forma mais consciente em relação aos hábitos que deveremos desenvolver associados ao estilo de vida mais adequado para alcançar a tão almejada saúde e longevidade!

 


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS