PEIXINHO DA HORTA ASSADO: Conheça mais essa PANC saudável

 


O peixinho da horta (Stachys byzantina), também conhecido como orelha de coelho e lambari da horta, é considerado uma PANC (planta alimentícia não convencional), ele ganhou o nome popular de peixinho não só por causa do formato alongado, mas principalmente pelo leve sabor de peixe quando empanada e frita. 

As folhas gorduchinhas são ricas em óleos vegetais e minerais, especialmente potássio, cálcio e ferro e ainda pode contribuir para o brasileiro melhorar a quantidade de fibras no prato, atualmente tão pobre nessas substâncias imprescindíveis para a saúde do intestino. Portanto, mesmo quem não faz questão de comer um alimento que remeta sutilmente ao gosto de peixe, deveria investir nessa PANC.

 

Segue uma sugestão mais saudável:

PEIXINHO DA HORTA ASSADO

 

Ingredientes

·         1/2 xícara (chá) de farinha de linhaça

·         1 xícara (chá) de água

·         4 colheres (sopa) de farelo de aveia

·         4 colheres (sopa) de farinha de coco

·         Sal, pimenta caiena e ervas (alecrim, tomilho) a gosto

·         De 12 a 15 folhas de peixinho da horta, lavados e muito bem secos

 

Modo de fazer

Em um prato fundo, misture a farinha de linhaça e a água. Deixe hidratar por 15 minutos. Em um outro prato, junte o farelo de aveia, a farinha de coco, o sal, a pimenta e as ervas. Passe as folhas do peixinho, uma a uma, na farinha de linhaça hidratada e, em seguida, na segunda mistura. Espalhe bem as folhas empanadas em uma fôrma untada ou forrada com papel manteiga. Leve ao forno preaquecido a 180 °C e deixe assar por 20 a 40 minutos ou até dourar (vire as folhas na metade do tempo). Sugestão: polvilhe coentro fresco por cima. Sirva em seguida com molho tártaro à base de abacate (receita a seguir).

 

Rendimento: 3 porções. Tempo de preparo: 30 minutos.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS