VOCÊ ESTÁ SE SENTINDO CANSADO FISICAMENTE E MENTALMENTE?

 

Neste período de pandemia estamos realizando diferentes atividades todos os dias, que muitas vezes nos deixam cansados física e mentalmente. Sabemos que isso é comum, por conta da energia que nosso corpo gasta para realizar todas essas funções e dos diversos estímulos que recebemos.

O cansaço mental pode ser um agravante quando não levado em consideração. Por isso, precisamos saber quando este cansaço nos afeta. É importante ficar atento aos sintomas e saber o que fazer para aliviá-los.

Quando falo aqui para vocês sobre uma alimentação saudável, não se trata apenas dos reflexos da dieta na saúde do corpo, como o percentual de gordura ou a saúde cardiovascular, a alimentação equilibrada também pode nos auxiliar na saúde mental. A alimentação pode e deve ser nossa aliada.

A refeição matinal é considerada uma das mais importantes para o dia, assim é válido investir em um bom desjejum.  Na hora do almoço, podemos caprichar no consumo dos vegetais. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o recomendado é consumir cinco porções de vegetais ao dia. Nos lanches a sugestão é comer frutas, dando preferência para as que são ricas em fibras. Importante é sempre variar para ter acesso a nutrientes diferentes.

Outro fator que merece destaque é a importância de uma fonte de hidratação, a qual contribui bastante para o equilíbrio do corpo e para a saúde mental. A água é a melhor opção para se hidratar, mas chás naturais feito com ervas e águas aromatizadas com frutas e especiarias também são uma ótima dica. Nas consultas trabalho muito com chá-terapia e óleos essenciais que favorecem muito contra os sintomas do cansaço e falta de energia.

Confira abaixo os alimentos aliados do bem-estar mental:

– Canela

– Chá de erva cidreira

– Mel de abelhas sem ferrão

– Amendoim

– Banana

– Cereja

– Maracujá

– Alface

_ Óleo essencial de tangerina (estimulante)

_ Óleo essencial de laranja-doce (aliviar a mente muito agitada)

_ Óleo essencial de hortelã-pimenta (função de despertar, ativa o bom humor, traz mais clareza e foco)

_ Existe vários fitoterápicos e nutracêuticos que favorecem, veja em CONSULTA com a sua Nutricionista Clínica!

 

Receita do Shot de maca peruana e gengibre: possuem excelente ação estimulante, aumentando os níveis de energia física e mental.

Ingredientes


·         1 colher de sobremesa de maca peruana em pó

·         1 colher de café de gengibre em pó (não use se você tem Hipertensão Arterial!)

·         1/2 copo de água


Modo de preparo: 

Misturar os ingredientes em um copo até obter uma substância homogênea. Beber diariamente, até a redução do cansaço.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS