DICAS DE COMO ESCOLHER UM CHOCOLATE SAUDÁVEL:


Dois chocolates com igual porcentagem de cacau podem não ter a mesma concentração de bons nutrientes. Depende dos ingredientes de cada tablete. Tem chocolate amargo com apenas cacau e açúcar (2 ingredientes), tem outros com cacau, açúcar e manteiga de cacau (ou seja, 3 ingredientes) e tem outros com mais de 4. E isso afeta a quantidade de nutrientes, e consequentemente o quanto saudável é o produto.

O cacau é um fruto, que contém grãos (ou amêndoas) no seu interior. Estes grãos são fermentados, secos e torrados, e depois são quebrados para a retirada da casca. O que sobra é o miolo no grão, que é sólido e é chamado de nib de cacau. É com ele que se faz o chocolate.

Em média, 50% da composição dos nibs é manteiga de cacau, uma gordura saturada. A manteiga de cacau é responsável pelo derretimento gostoso do chocolate e por espalhar o sabor na boca. Então ela tem o lado bom de deixar o chocolate macio, mas tem o lado ruim de ser uma gordura, o que implica em muitas calorias.

Quando os nibs são moídos, o atrito causa um aumento da temperatura, a manteiga derrete e o que era sólido vira uma pasta, também chamada de massa ou liquor de cacau. É essa massa que geralmente aparece na lista de ingredientes do chocolate. A ela são adicionados os outros ingredientes para fazer o chocolate.

 

DICAS DE COMO ESCOLHER UM CHOCOLATE SAUDÁVEL:

 

·         Poucos ingredientes (ideal são apenas 2);

·         Maior teor de cacau (portanto os amargos, acima de 70%);

·         Maior teor de massa de cacau (cacau ou massa de cacau deve ser o primeiro na lista de ingredientes);

·         Menor teor de gordura e que seja só proveniente da manteiga de cacau;

·         Nada de ingredientes artificiais;

·         Escolha sempre chocolates que possuam em sua composição 70% ou mais de cacau;

·         Evite aqueles que possuam em sua fórmula adoçantes tóxicos, tais como sacarina, ciclamato e aspartame;

·         Compre o que tiver menor quantidades de açúcar. Mesmo que tenha 70% de teor de cacau, é preciso evitar aqueles que têm o açúcar em primeiro lugar na lista de ingredientes;

·         Tome bastante cuidado com chocolates que tenham na embalagem aqueles nomes “esquisitos” de conservantes, pois fazem mal à saúde;

·         Evite também aqueles que possuam gordura vegetal hidrogenada (a chamada gordura “trans”) ou que contenham gordura anidra de leite (já fiz um post aqui sobre ele);

·         Por isso, na hora de escolher o seu no supermercado, a dica é sempre optar por aquele que contenha, pelo menos, 70% de pó de cacau em sua composição. Isso quer dizer que o chocolate mais saudável é o chocolate amargo. Entre os efeitos benéficos do chocolate amargo, podemos citar a redução do risco de doenças cardiovasculares e do câncer. Ainda, esse tipo de chocolate ajuda a proteger o cérebro e é de grande auxílio na redução do colesterol ruim e da pressão arterial.

·         Sendo assim, uma boa escolha de chocolate você poderá introduzi-lo na sua alimentação até 30 gramas por dia.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS