O que é xarope de bordo (maple syrup) e para que serve?


O xarope de bordo é um adoçante natural que tem ficado popular com a fama de ser mais saudável e mais nutritivo que o açúcar branco e uma alternativa vegana ao mel de abelha. Mas será que ele é saudável mesmo?

O xarope de bordo, mais conhecido no mundo como maple syrup, é a seiva circulante das árvores de bordo. Apesar do nome ser pouco conhecido, a folha dessa árvore é bastante famosa, pois está presente na bandeira nacional do Canadá.

Apesar de ser alto em açúcares, contém vitaminas, minerais e baixo índice glicêmico, o diferencial do xarope de bordo em relação ao açúcar branco é seu conteúdo de vitaminas e minerais.

Cerca de 1/3 xícara (80 ml) de xarope de bordo puro contém:


·         Cálcio: 7% do IDR

·         Potássio: 6% do IDR

·         Ferro: 7% do IDR

·         Zinco: 28% do IDR

·         Manganês: 165% do IDR

 

Embora o xarope de bordo forneça uma quantidade razoável de alguns minerais, especialmente manganês e zinco, ele tem muito açúcar, e seu consumo em excesso pode ser prejudicial.

Por outro lado, apesar de ser rico em açúcar, o índice glicêmico do xarope de bordo é de cerca de 54, enquanto o do açúcar branco é 65. Isso significa que o consumo do xarope de bordo aumenta o açúcar no sangue mais lentamente do que o açúcar comum, retardando a sensação de fome, sendo uma alternativa mais saudável.

Além dessas características do xarope de bordo, ele possui 24 diferentes tipos de antioxidantes, de acordo com estudo - sendo os tipos de grau mais escuro com maior quantidade de antioxidantes. Essas substâncias reduzem o dano oxidativo, que é responsável por causar doenças como o câncer.

O problema é que a maioria dos estudos a respeito do xarope de bordo são patrocinados por fabricantes do produto, o que coloca em dúvida a credibilidade dos resultados. Por isso, consuma xarope de bordo com moderação, assim como se fosse um açúcar branco comum.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS