ALERTA: metais pesados nos alimentos

 


Os metais pesados são considerados um dos males silenciosos e invisíveis para o nosso corpo. Em grande parte dos casos, não provocam sintomas quando entram em contato com o organismo pela primeira vez, exceto no caso de uma intoxicação aguda. Contudo, como não podem ser sintetizados ou destruídos, acabam se acumulando dentro das células e provocando graves efeitos para a nossa saúde. Mas você sabe quais são os impactos dos metais pesados no corpo?

Como os metais pesados não podem ser metabolizados pelas células do corpo humano, o resultado é um processo de bioacumulação no organismo que levam ao desenvolvimento de diversas doenças. Dentre os principais metais que causam males à saúde humana, podemos citar:  chumbo; arsênio; mercúrio; alumínio; titânio; bário; cádmio; titânio; estanho, etc.

Os metais pesados estão presentes em alimentos, água contaminada e até mesmo no ar. Em pequenas quantidades, eles não causam grandes complicações à nossa saúde. Contudo, ainda assim, a intoxicação pode provocar efeitos a curto prazo.

É importante destacar que nem todos os metais pesados são prejudiciais para a nossa saúde. Existem aqueles que são essenciais para a realização de diversas funções importantes de nosso organismo. Conheça os principais e saiba como eles são importantes para o nosso corpo:

 

Cobre: compõe diversas enzimas e cofatores essenciais para a síntese da hemoglobina, além de ajudar na absorção de vitamina C.

Ferro: atua na síntese dos glóbulos vermelhos e no transporte de oxigênio para todas as células do corpo.

Zinco: atua no fortalecimento do sistema imunológico, auxiliando na síntese de células imunológicas e na defesa contra vírus, bactérias e fungos.

 

Apesar de muitos sintomas serem passageiros, a presença de metais pesados no corpo pode trazer complicações muito mais graves, como o aparecimento de diversas doenças. Isso porque os metais pesados dificultam o transporte de nutrientes e podem acabar atraindo proteínas e enzimas, impedindo que desempenhem suas funções corretamente.

Com isso, a grande concentração de metais pesados no corpo pode afetar o funcionamento de vários órgãos, alterando os processos bioquímicos, organelas e membranas celulares.

 

Alterações cerebrais

O acúmulo de metais pesados no cérebro – principalmente alumínio e chumbo – podem causar diversas alterações cerebrais, como neurodegeneração, perda de concentração e deficiência de memória e aprendizagem.

 

Câncer

A exposição prolongada a metais pesados, como o arsênico, podem levar ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer. O chumbo, sobretudo, é um metal que interfere nos processos genéticos e pode aumentar o risco de aparecimento de câncer.

 

Anemia

Diversos metais pesados podem causar irritações gastrointestinais e prejudicar a absorção de nutrientes pelo nosso corpo. A longo prazo, os metais reduzem a quantidade de glóbulos vermelhos e podem causar quadros de anemia.

 

Alzheimer e Parkinson

Como provocam alterações neurológicas, os metais pesados contribuem para o aparecimento de diversas doenças relacionadas ao sistema nervoso, principalmente Alzheimer e Parkinson.

 

Problemas renais

Por não serem eliminados do nosso corpo, os metais pesados podem sobrecarregar os rins e gerar diversas alterações renais, como insuficiência renal crônica – uma condição considerada bastante grave – e pedra dos rins.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS