DIETA DASH PARA HIPERTENSÃO, EMAGRECIMENTO, DIABETES E AGORA CÂNCER

 


A dieta DASH é um plano de alimentação que tem como objetivo principal ajudar a diminuir a pressão arterial. No entanto, também tem sido utilizada para baixar o peso e ajudar a controlar a diabetes. A sigla DASH vem do inglês Dietary Approaches to Stop Hypertension, que significa Métodos para Combater a Hipertensão.

Nessa dieta é estimulada o consumo de vegetais, frutas e grãos integrais. Para que seja também utilizada para perder peso, a rotina alimentar pode manter-se, no entanto pode ser recomendado um consumo menor do que o habitual para reduzir as calorias da dieta.

A dieta DASH não foca apenas na redução do sal para controlar a hipertensão, mas foca principalmente em melhorar a qualidade dos alimentos consumidos diariamente, o que também ajuda a controlar outros problemas, como obesidade, colesterol alto e diabetes. Além disso, não é necessário comprar alimentos especiais.

Uma estudo de 2020 publicado no Clinical Nutrition Journal mostrou que muitos dos componentes presentes na dieta DASH poderiam estar relacionados à diminuição do risco do câncer colorretal, uma doença que está associada à industrialização e às mudanças dietéticas na população.

Após compararem a base de dados de estudos similares, os cientistas observaram uma associação inversa entre a adesão à dieta DASH e o risco da doença.

No total, com base no resultado da pesquisa, indivíduos que tiveram uma maior adesão à dieta apresentaram um risco 20% menor de desenvolverem um tumor na região. Entretanto, são necessários mais estudos para identificar as causas que levam ao surgimento desse tipo de câncer.



Referência:  Hadith T. et al. Adherence to the Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH) dietary pattern reduces the risk of colorectal cancer: A systematic review and meta-analysis. Clinical Nutrition Journal, 2020.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS