Duodenite Crônica Inespecífica e sua relação com o glúten:

 


Olá Pessoal! Tenho recebido algumas perguntas especificas no Feed sobre algumas doenças, então resolvi começar a fazer alguns posts com esses temas solicitados.

 

Um deles que é bem comum na minha prática clínica é o laudo do exame de endoscopia acusando Duodenite Crônica Inespecífica e sua relação com o glúten, realizada devido sintomas como (distenção abdominal, flatulências em excesso, dor abdominal, diarréia e/ou constipação, alergias na pele etc). Então vou tentar aqui explicar de forma bem simples o que isso significa.

Vamos aos nomes descritos no laudo:

 

1)       DUODENO - é a primeira parte do intestino delgado, que vem logo depois do estômago. É nessa região onde aparecem as lesões da doença celíaca e é nesta mesma região que a biópsia precisa ser feita. “Ite” significa inflamação. Logo, duodeno + ite = duodenite ou inflamação do duodeno;

 

2)       CRÔNICA – algo que não começou agora, que já vem acontecendo há algum tempo (tempo esse que pode ser diferente de uma pessoa para outra). Logo, duodenite crônica – inflamação no duodeno que já vem acontecendo há algum tempo;

 

3) INESPECÍFICA – algo que não tem especificidade, que não é exclusivo de uma única condição. Assim, duodenite crônica inespecífica significa, “inflamação no duodeno, que já vem acontecendo há algum tempo, mas que não foi possível ter certeza da causa”.


Explicando, esse resultado pode significar uma possível sensibilidade ao glúten (bem no início ou após exclusão de glúten), mas também pode estar associado a outras causas (como giardíase, alergia alimentar, etc), que precisam ser investigados pela sua Nutricionista Clínica e também pelo seu Médico Gastroenterologista, com outros exames, ou mesmo com base nos sintomas relatados. 


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS