DESVENDE A TABELA DE INFORMAÇÃO NUTRICIONAL: 3 dicas ótimas para te ajudar

 

Nas minhas consultas sempre digo que olhar os rótulos não é importante somente para quem quer emagrecer ou tem alguma intolerância ou alergia alimentar: o rótulo é uma ferramenta que pode te ajudar a fazer escolhas mais saudáveis. Eu ensino passo-a-passo na prática clínica!

Mas, para lhe ajudar nessa tarefa aqui no instagram, montei 3 dicas para mostrar um pouquinho do que você precisa saber sobre a leitura de rótulos e assim poder escolher melhor os alimentos, porém é importante que você faça uma reeducação alimentar com sua Nutricionista Clínica e assim ela irá te ensinar tudo direitinho.

 

OLHE A LISTA DE INGREDIENTES

 

Essa lista deve ser apresentada obrigatoriamente em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é aquele que está em maior quantidade e assim por diante.

Por exemplo: se a lista tiver como primeiro ingrediente o açúcar, significa que aquele produto tem mais açúcar do que qualquer outro ingrediente. Fique de olho: se atente ao tamanho da lista de ingredientes, quanto maior a lista, mais manipulado é o alimento. Se você NÃO conhecer os nomes dos ingredientes, os famosos aditivos químicos, melhor não comprar!

 


DESVENDE A TABELA DE INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

 

A tabela nutricional é o raio-x do alimento. Ela mostra as calorias e os nutrientes por porção – importante dizer que NÃO É O PRODUTO TODO!!! Aqui o seu Nutricionista irá te ensinar a olhar cada item, como: valor calórico, carboidratos, proteínas, gorduras, sódio, % VD (Valor Diário),  nutrientes prejudiciais à sua saúde como gorduras trans, dentre outros e isso será de acordo com o seu perfil, por exemplo, diabetes, hipertensão etc.

 

APLICATIVO COMO UM ALIADO A ESSA FUNÇÃO

 

O DESROTULANDO é um aplicativo gratuito e funciona assim: você escaneia com seu celular o código de barras de um alimento, e aparecem na tela informações sobre o mesmo, bem como uma nota de 0 a 100. Se for muito processado, tiver ingredientes controversos ou açúcar em excesso, o placar cai. E vice-versa caso contenha fibras e nutrientes. Ou você pode acessar o banco de dados do aplicativo digitando o nome do produto que você gostaria de saber mais. Mas atenção, ele pode ser um aliado mas você precisa apreender de qualquer forma a leitura dos rótulos com profissional, será importante para você e sua família!

 

 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS