6 Sugestões para você aumentar e variar o consumo de Legumes



A dose diária recomendada de verduras/legumes é de 3 a 5 porções, em que 1 porção representa 180g mais ou menos. Nem todas as pessoas gostam delas porém variando o cardápio e a maneira de preparo isso pode mudar, por isso fiz este post para te incentivar a consumi-las mais no seu dia-a-dia!

Tirando as dúvidas: a diferença entre os tipos está na parte botânica das plantas. As partes das plantas classificadas como verduras são as folhas (acelga, alface, agrião, couve, escarola, espinafre, repolho, rúcula, entre outras) e as flores (alcachofra, brócolis e couve-flor). Já os legumes são os frutos (abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, pepino, pimentão, tomate, entre outros), os caules (aipo, aspargo e palmito), os tubérculos (batata) e as raízes (beterraba, cenoura, mandioca, nabo e rabanete, entre outras).

Vamos as dicas:

1)Comece pela boa e velha Sopa, mas cuidado, evite o excesso dos tubérculos e raízes que são mais calóricos.

2) Nas saladas, por favor não fique só no alface, existe uma infinidade de opções como acelga, rúcula, agrião, almeirão, radicchio, escarola, além das opções mistas com legumes.

3) Legumes salteados - crus, congelados ou ligeiramente cozidos, a mistura vai do seu paladar. Tempere a gosto com especiarias (uma delas é o Garam Massala que sempre indico e ensino como faz aqui no insta e nas consultas) e lembre-se que saltear legumes significa aquecê-los em azeite e não fritá-los! Coloque 1 a 2 colheres de chá de azeite por porção numa frigideira anti-aderente, espalhe o azeite com auxílio de papel absorvente ou de um pincel de silicone.

4)Legumes assados - este método concentra o sabor dos alimentos. Experimente misturas de beringela, cenoura, couve-flor, cebola, brócolis. Corte grosseiramente e tempere com sal, alho, ou garam massala. Adicione pouco azeite (1 a 2 colheres de chá por porção), envolva com papel manteiga e leve ao forno deixando assar lentamente.

5) Cozimento ao vapor - Os alimentos cozidos no vapor ficam mais crocantes, no caso dos legumes, e saborosos e macios, no caso das carnes. O cozimento no vapor preserva 84% das vitaminas dos brócolis, por exemplo, contra 40% do cozimento em água fervente. O mesmo acontece com a couve, a couve-flor, a batata, a cenoura, o espinafre e a beterraba. Portanto, se você consumir alimentos cozidos no vapor, estará ingerindo o dobro de nutrientes, vitaminas e minerais.

Gostou das dicas? Então compartilhe, vamos espalhar “Mais sabor e saúde”!!!

 

 

 


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS