GORDURA LOCALIZADA PODEM INDICAR DOENÇAS – APRENDA A MENSURAR ESSE RISCO EM VOCÊ!









Nas minhas consultas presenciais e agora on line ensino os pacientes a fazerem a medição na região abdominal e assim perceberem o risco para sua saúde e de seus familiares em casos de acúmulo de gordura.
Há basicamente dois tipos dessa gordura: visceral e subcutânea. A visceral é quando há gordura nas vísceras do abdômen. É considerada a mais perigosa, pois fica próxima aos órgãos vitais e do sistema circulatório. Já a subcutânea é aquela que fica sob a pele.
Para saber se a gordura abdominal está prejudicando a saúde, é calculada a circunferência do abdômen, a região é medida utilizando-se a fita métrica.




A presença de gordura em excesso no abdômen sempre foi um indicador de sobrepeso, mas agora ela está ganhando ainda mais atenção dos médicos e nutricionistas clínicos. Isso porque pesquisas mostram que esse tipo de gordura está diretamente relacionado às alterações do metabolismo e ao maior risco de doenças cardiovasculares, como por exemplo, a resistência à insulina, a hipertensão e o infarto do miocárdio. Mulheres que estão na menopausa possuem mais risco de ter gordura abdominal em excesso.
Acredita-se que o maior perímetro de cintura está relacionado com o aumento de risco de sofrer doenças cardiovasculares, independentemente do peso ou da idade do paciente.
Para medir sua circunferência abdominal, é importante posicionar a fita métrica no ponto médio entre as duas últimas costelas e a parte superior do osso ilíaco. Se você não sabe onde ele se localiza, basta passar a fita na altura do umbigo, envolvendo todo o diâmetro do corpo nessa região. Tenha certeza de que a fita não está torta e nem enrolada.

Você pode comparar as suas medidas com a tabela anexada nas imagens deste post e identificar seu grau de risco.




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS