Como identificar quando um alimento possui açúcar mesmo sem indicação no rótulo?



NÃO É PORQUE A PALAVRA NÃO ESTÁ CITADA NO RÓTULO DO ALIMENTO QUE ELE É LIVRE DE AÇÚCAR. NAS MINHAS CONSULTAS SEMPRE FAÇO ESSA REEDUCAÇÃO PRÁTICA COM OS RÓTULOS DE ALIMENTOS, FOCANDO NA LISTA DE INGREDIENTES!

Um grande erro que frequentemente cometemos ao olhar os rótulos é voltar a atenção para a tabela nutricional, sem a preocupação da composição dos ingredientes. Um alimento classificado como “sem adição açúcar” no rótulo não necessariamente é sem açúcar na sua composição.
Os Ingredientes como maltodextrina, sacarose, dextrose, xarope de glicose, xarope de milho, frutose, mel e açúcar mascavo provocam o mesmo efeito no organismo que o carboidrato e o açúcar branco ou refinado, sendo, então, considerados como açúcar do mesmo jeito, porém, com outra denominação.

CONFIRA ALGUMAS FORMAS DE AÇÚCAR:

Além dessas denominações do açúcar citadas abaixo, existem outros nomes encontrados nos rótulos dos produtos como: açúcar invertido, demerara, açúcar magro, light, confeiteiro, mascavo, orgânico, mel, agave, que, com pequenas variações, atuam basicamente da mesma forma no nosso organismo.

SACAROSE - É formada por uma molécula de glicose e uma de frutose. A glicose será processada no pâncreas, enquanto a frutose será metabolizada no fígado, quando consumida.

FRUTOSE - É o açúcar encontrado nas frutas e em diversos tipos de açúcares industrializados. A frutose dos sucos de fruta e xarope de milho podem causar uma resistência à insulina, e consequentemente, diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade.

LACTOSE - É o açúcar contido no leite.

MALTODEXTRINA - É uma grande molécula da glicose com altíssimo índice glicêmico,  metabolizada de forma rápida no organismo e, consequentemente, produzindo um pico de insulina no sangue e o armazenamento de gordura.

DEXTROSE - É um sinônimo de glicose, a forma mais simples do açúcar e a única fonte que o nosso organismo consegue absorver. Assim como a maltodextrina, a dextrose também gera o pico de insulina que vai resultar em energia não aproveitada e ser armazenada no corpo em forma de gordura.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS