Ensinando a Germinar grãos e cereais em casa!




Quem aqui germina? Aprendi esse processo da germinação em um curso que fiz e adorei! Também conheci o REJUVELAC, vocês sabem o que é?

Vou explicar tudo aqui neste post, e o melhor de tudo é fácil de fazer em casa, principalmente nessa fase de quarentena.

A germinação altera toda a característica inicial do grão.  A germinação aumenta o valor nutricional dos grãos e também melhora a digestibilidade dele, por quebrar previamente as proteínas, e consequentemente melhora a absorção dos nutrientes pelo nosso organismo, pois é como se a germinação fosse uma pré-digestão.
Os grãos germinados são muito utilizados na culinária viva (crua) e podem ser adicionados em saladas, sucos, dá pra fazer pastinhas, inúmeras receitas. Só evite cozinhar porque estará matando o grão e seus benefícios da germinação.
Rejuvelac é como é chamado o líquido da fermentação de grãos, sementes e cereais germinados. O resultado é um caldo turvo e esbranquiçado rico em enzimas e bactérias com potencial probiótico. Após 24 horas, o rejuvelac está pronto para ser consumido e favorecer a digestão e melhorar o funcionamento do intestino. A bebida ainda oferece uma série de vitaminas, entre elas a E (previne o envelhecimento precoce das células) e a B12 (importante para o sistema nervoso).  Esse líquido funciona como um probiótico e auxilia no trato do sistema digestivo, consequentemente melhorando outros aspectos da saúde. Porém é necessário ter cuidado em fazer certinho todos os processos.
Aqui nesse post eu vou ensinar como germinar a lentilha, vejam as fotos da minha germinação. O processo é o mesmo pra todos os grãos e sementes, mas o tempo pode alterar. Importante dizer que o ideal é que o grão ou o cereal a ser germinado seja orgânico e que todos os utensílios envolvidos nesse processo devem estar 100% limpos e de preferência esterilizado para que não contamine os grãos e impedir o aparecimento de fungos.

Processo passo a passo:

1-                  Deixe os grãos de molho por cerca de 8h-10h. Se você deixar menos do que isso, pode não ser o suficiente pra acorda-los, e muito mais do que isso pode começar a fermentar antes do que deveria. Eu costumo deixar durante a noite. Esse processo vai eliminar os anti-nutrientes.

2-                  Passada as horas do molho, vamos escorrer a água e lavar bem os grãos.

3 – Cubra com um pano fino, como uma gase ou um voal (voil). Pra que os grãos germinem  precisam respirar, por isso o pano realmente precisa ser fino o suficiente para apenas manter possíveis bichos/insetos longe dos grãos.

4-                  Agora é só deixar os grãos descansando em um lugar sem luz direta e de preferência em temperatura ambiente. Além disso, 2 vezes por dia você vai precisar lavar os grãos e escorrer, para que os grãos se mantenham sempre úmidos.

5-                  Aí é só repetir esse processo até que seus grãos estejam germinados. Quando começar a sair um “narizinho” branco, o processo começou! Pode levar de 2 a 5 dias. (2-3 para fazer REJUVELAC e 5 dias para ter BROTOS).

6-                  E pronto! Grãos germinados. Agora se você quiser, pode simplesmente preencher o pote com água e deixar fermentar por de 1 a 2 dias que terá o Rejuvelac.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS