ALERTA: Vitamina D para a redução do risco de infecção respiratória - Cuidado com a alta suplementação nessa época de pandemia!









 Conscientes de que nenhum suplemento ou alimento consiga por si só tratar as epidemiologias de influenza e de infecções causadas pelo coronavírus, incluindo a COVID-19, muitos cientistas vêm explorando o papel que a suplementação de vitamina D (25(OH)D) pode desempenhar na redução do risco de infecção do trato respiratório. De acordo com o Centro Americano de Controle e Prevenção de Doenças, durante o período de 2010–2019, só nos Estados Unidos, a influenza afetou entre 9 e 45 milhões de pessoas. Com esses e muitos outros dados em mente, pesquisadores agora vêm aumentando a recomendação da suplementação em grupos vulneráveis, e com urgência.
Entre os estudos de revisões da literatura científica recém-publicados, uma revisão (Nutrients, 03/2020) observa que o surto de COVID-19 teve início no inverno do Hemisfério Norte, um momento em que as concentrações de 25(OH)D se tornam naturalmente mais baixas. Também, as taxas de letalidade aumentam entre adultos mais velhos com comorbidade (de doenças crônicas) – ambos fatores já evidenciados com uma menor concentração de 25(OH)D.
Na discussão do estudo, a ação proposta pelos pesquisadores é: Sempre tenha respaldo médico e nutricional, ou seja, consulte um especialista antes, pois para reduzir o risco de infecção, recomenda-se que as pessoas em risco de influenza e/ou COVID-19 considerem tomar dosagens mais altas de vitamina D3 por algumas semanas para aumentar rapidamente as concentrações de 25(OH)D, seguido por doses mais baixas posteriormente. Para o tratamento de pessoas infectadas com COVID-19, doses mais altas de vitamina D3 podem ser úteis. Conjuntamente, eles afirmam que a suplementação de magnésio ajuda a ativar a vitamina D, que, por sua vez, ajuda a regular a homeostase do cálcio e do fosfato (crescimento e manutenção da saúde óssea). 

Cuidado! Excesso de vitamina D faz mal a saúde, por isso, procure seu médico ou nutricionista para indicar quantidade ideal para você!


FONTE: Grant WB, et al. Evidence that Vitamin D Supplementation Could Reduce Risk of Influenza and COVID-19 Infections and Deaths.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS