ESTUDO CIENTÍFICO: Açaí melhora estresse oxidativo e status inflamatório










Um novo estudo cientifico deste ano (2019), revela os efeitos de dieta hipocalórica associada ao consumo de polpa de açaí (Euterpe oleracea Mart.) sobre o estresse oxidativo, status antioxidante e biomarcadores inflamatórios em indivíduos dislipidêmicos com sobrepeso.
Foram selecionados indivíduos com IMC ≥ 25kg/m², entre 20 e 59 anos, com pelo menos uma alteração no perfil lipídico. A intervenção durou 90 dias e incluiu dieta hipocalórica nos primeiros 30 dias + 200g de açaí congelado para consumo uma vez ao dia no desjejum nos 60 dias restantes. A maioria dos participantes foi mulheres com idade média de 39,8 anos.
Dessa maneira, os autores concluíram que a adição de 200g de polpa de açaí juntamente a dieta hipocalórica reduz o estresse oxidativo e melhora o status inflamatório de indivíduos dislipidêmicos com sobrepeso, porém é necessário acompanhamento clinico nutricional, pois a fruta não é indicado para alguns perfis.

Referência:
Aranha LN et al. Effects of a hypoenergetic diet associated with açaí (Euterpe oleracea Mart.) pulp consumption on antioxidant status, oxidative stress and inflammatory biomarkers in overweight, dyslipidemic individuals. Clin Nutr. 2019 Jun 12.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS