SETEMBRO VERDE: uma campanha de conscientização sobre o câncer de intestino colorretal





















Já compartilhei com vocês em outras postagens que tive câncer no intestino ano passado (2018), porém o meu não foi esse tipo de câncer que irei falar aqui que é o colorretal, o meu foi um câncer raro chamado de Tumor Carcinoide Neuroendócrino (TNEs) que no meu caso cresceu dentro do apêndice (Tumor Midgut). Hoje continuo em tratamento oncológico devido a gravidade do tipo de câncer que dissemina em outros órgãos com facilidade e/ou síndrome neuroendócrina que pode acontecer. Infelizmente não existe diagnóstico para estágios iniciais desse tipo de câncer, apenas em casos de metástases.

Bom, vamos falar sobre o câncer colorretal que faz parte da campanha desse mês!

Começa o "Setembro Verde", uma campanha de conscientização sobre o câncer de intestino: o terceiro mais frequente entre os homens e o segundo mais comum entre mulheres acima dos 65 anos.

O câncer colorretal figura entre os mais incidentes no Brasil e no mundo. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) preveem para este ano 17.620 novos casos de câncer de cólon e reto em mulheres e 16.660 em homens. O câncer colorretal é o segundo mais frequente nas mulheres (após mama) e o terceiro nos homens (após próstata e pulmão).

Para alertar e conscientizar a população sobre a prevenção da doença, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) realiza pela segunda vez a campanha Setembro Verde. Durante todo o mês, o Portal da Coloproctologia e a fan page para leigos da instituição no Facebook vão dar dicas de prevenção e cuidados com a doença.

O câncer colorretal está relacionado a hábitos de vida não saudáveis, como consumo elevado de carnes vermelhas e processadas e pouca ingestão de frutas, legumes e verduras. Além disso, são fatores de risco obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabagismo.

Outro fator de risco é a idade, principalmente a partir dos 50 anos. Geralmente o câncer de intestino é precedido de um pólipo, pequena verruga na mucosa do intestino. Este pólipo leva alguns anos para se desenvolver, assim, é possível diagnosticá-lo antes que se torne maligno. Pessoas com casos de pólipos na família devem ficar alertas, assim como portadores de doenças inflamatórias intestinais (colite ulcerativa e Doença de Crohn).
Em geral, a doença pode ser prevenida com hábitos como: ingestão de fibras (25 a 30g por dia), frutas e verduras (duas xícaras e meia por dia) e peixes (duas a três vezes por semana), baixo consumo de gordura (principalmente as de origem animal como carne vermelha e queijos), prática regular de exercícios físicos e evitando-se o tabagismo e a ingestão exagerada de álcool.

Estudos têm comprovado que outros alimentos também podem auxiliar na prevenção, como curry, gengibre, pimenta negra, ginseng, açafrão, berberina (encontrada em raízes e cascas de plantas medicinais e alguns tipos de uva), cogumelos, vinho tinto, soja e alimentos probióticos (que contenham microrganismos vivos).

No consultório tenho feito dieta de prevenção para pessoas suscetíveis ao câncer de colorretal. Peça para seu Nutricionista Clínico também!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS