ALERTA! Diagnóstico de DIABETES só cresce!!!

































No consultório e no HomeCare eu atendo mais de 10 pacientes por semana com diagnóstico de pré diabetes e diabetes descompensada, ou seja, o crescimento tem sido significante em relação há 14 anos atrás quando comecei os atendimentos como Nutricionista.

Estima-se que no mundo 442 milhões sofram de diabetes. Se todos os pacientes com a doença formassem um país, ele teria uma população com quase o dobro da que tem o Brasil, a quinta nação mais populosa do mundo. Considerada epidemia mundial, a enfermidade está relacionada ao envelhecimento da população, ao sedentarismo, a dietas pouco saudáveis e ao aumento da obesidade.

Se continuar desse jeito, a tendência é que mais pessoas tenham diabetes . De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), o número deve chegar a 592 milhões em 2035. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que existam cerca de 11 milhões de portadores de diabetes - sendo que 3,5 milhões ainda não sabem que têm a doença.

Segue abaixo os principais sintomas. Se você identificar mais de 5 sintomas abaixo procure um médico Endocrinologista e/ou seu Nutricionista clínico para solicitação de exames para um possível diagnóstico. Quanto antes você descobrir melhor será seu tratamento e controle da doença (dieta + medicamentos/insulina se necessário).

§  Sede excessiva;
§  Vontade de urinar com frequência;
§  Cansaço sem motivos ou exageradamente fora do comum;
§  Aumento de apetite;
§  Rápida perda de peso;
§  Dificuldade de concentração;
§  Câimbras;
§  Dores nas pernas;
§  Visão embaçada;
§  Ferimentos e dificuldade de cicatrização;
§  Náuseas ou vômito.


Referencias:

- MACEDO, Joyce Lopes et al. Epidemiological profile of diabetes mellitus in northeastern Brazil. Research, Society and Development, v. 8, n. 3, p. 2883826, 2019.

- CÂMARA, Sonia Aparecida Viana et al. AVALIAÇÃO DO RISCO PARA DESENVOLVIMENTO DE DIABETES MELLITUS TIPO 2 EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Revista Ciência Plural, v. 5, n. 2, p. 94-110, 2019.

- DOS SANTOS PORTO, Tatiana Naiana Rodrigues et al. Prevalência do excesso de peso e fatores de risco para obesidade em adultos. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 22, p. e308-e308, 2019.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS