PASTA DE AMENDOIM: Bom ou ruim?




Conforme estudo do Departamento de Nutrição da Harvard School of Public Health, o consumo de pasta de amendoim também pode reduzir o risco de diabetes em 30% nas mulheres, visto que o alimento é rico em ômega 9 e fibras, porém a pasta de amendoim precisa ser aliada à dieta equilibrada para que possa oferecer os benefícios devidos. Ele pode auxiliar no ganho de massa, na perda de peso, mas isso é necessário uma interpretar para saber qual o contexto, bem como a alimentação em que a pessoa está inserido.
Existem ainda diversas versões de pasta de amendoim disponíveis no mercado, podendo ser encontradas com adição de cacau, canela, baunilha e coco, por exemplo. É necessário, porém, ficar atento à sua composição, pois também pode conter açúcares, emulsificantes e conservantes que tornam a refeição mais calórica e menos saudável.
Apesar de ser uma iguaria considerada segura, na maioria das vezes, o consumo da pasta deve vir acompanhado de algumas precauções. Por possuir altas quantidades de gordura em sua composição, com 8g a cada 15g de pasta de amendoim, para quem é sensível à gorduras, para quem passou por cirurgia bariátrica ou por retirada de vesícula, dentre outras doenças.
Outro ponto importante que deve ser levado em consideração é o controle de qualidade. O amendoim é um alimento fácil de ocorrer uma proliferação de fungos capazes de gerar uma substância chamada aflatoxina, que tem relação com o desenvolvimento de infecções alimentares. Essa toxina é comum desenvolver em vários cereais durante o armazenamento, devido à condição de umidade, de calor e de pouca circulação.

Para quem é meu paciente sabe que sempre digo que um ponto muito importante é entender que todo alimento vai ter seus pontos positivos e negativos. Por isso, é tão importante rodiziar, alternar o consumo e nunca encarar o alimento sempre como vilão ou mocinho. A ideia é que a gente possa fazer boas escolhas, preferir alimentos que venham da natureza e tentar equilibrar esse consumo respeitando o nosso corpo, os nossos sinais de fome e de saciedade, e sendo feliz, porque comer é, principalmente, prazer!!!


FONTE:
- PEREIRA, Brendha Soares et al. PESQUISA DE AFLATOXINAS E FUNGOS TOXIGÊNICOS EM AMENDOINS COMERCIALIZADOS EM CURITIBA/PR E REGIÃO METROPOLITANA. Cadernos da Escola de Saúde, v. 18, n. 1, p. 45-55, 2019.

- DIAS, Mateus Camara; FORTES, Renata Costa. Análise sensorial de suplementos nutricionais artesanais utilizados como alternativa terapêutica para idosos desnutridos. Nutrição Brasil, v. 18, n. 1, p. 21-28, 2019.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS