SUCO VERDE: Cuidado!!!







Os sucos verdes ou funcionais têm sido usados com uma promessa maior do que realmente oferecem.
Outro ponto a ser considerado são seus ingredientes principais: os vegetais verdes, especialmente a couve, que contém substâncias químicas capazes de inibir a absorção de iodo na dieta.
A diminuição do iodo no organismo pode agravar os sintomas de hipotireoidismo, uma condição em que a glândula tireoide não produz hormônios suficientes. Por isso, se você tem hipotireoidismo não pode consumir o suco verde!!!
Mas esses não são os únicos problemas. De acordo com o Food and Drug Administration, dos Estados Unidos, uma má limpeza de frutas e verduras é capaz de representar perigos adicionais. A entidade adverte que todos os alimentos crus podem abrigar patógenos que causam vômitos, diarreia, hepatite e até insuficiência renal.
Entre os principais agentes biológicos capazes de causar doenças estão os vírus da hepatite A, os protozoários, os vermes, os fungos, e as toxinas microbianas. A recomendação do Ministério da Saúde é que as frutas consumidas com casca e as verduras cruas sejam higienizadas, ficando de molho em soluções à base de cloro. Também é aconselhado o uso de produtos especiais para limpeza desses alimentos, feitos com hipoclorito de sódio.

A conta ideal para o suco desintoxicante equilibrado é 90% de vegetais orgânicos e 10% de frutas orgânicas. Em geral, são usadas folhas verdes, como couve, salsa, hortelã e aipo, misturadas a uma maçã, que o deixa mais agradável ao paladar, ou limão, para garantir a ação antioxidante. Oriento, ainda, acrescentar uma fonte de betacaroteno para melhorar a absorção do ferro. Cenoura e manga são boas opções.

Dica: suco verde não é consumido todos os dias, aliás, nem pode! Por isso, consulte seu nutricionista para lhe ajudar a inserir no seu cardápio de forma correta e segura para sua saúde.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS