BENEFÍCIOS DO COGUMELO HIRATAKE














Para quem não sabe, eu e meu esposo temos o cultivo em casa de cogumelos na época de inverno. A foto do post é do nosso cogumelo colhido semana passada, o Hiratake branco.

Os cogumelos podem incrementar uma receita, assim como ser consumidos grelhados, assados ou refogados. Eles também podem ser combinados com carnes, queijos, macarrão ou vegetais.

Apesar da grande variedade de cogumelos existentes, há uma pequena variedade específica que pode ser encontrada nos supermercados tradicionais, como o champignon, o shimeji e o shiitake.

O  Hiratake é originário dos países da Europa, América do Norte e Ásia, sendo também uma espécie nativa das matas brasileiras. Dentre suas características, destacam-se seu sabor acentuado e textura diferenciada, em comparação a outros cogumelos. Isso faz do Hiratake o quarto tipo de cogumelo mais consumido do mundo, atrás do Champignon, Shiitake e Shimeji. No Brasil, é encontrado em quatro cores distintas: branco, cinza, salmão e marrom. Além da sua aparência singular, o hiratake possui propriedades terapêuticas muito importantes, sendo muito utilizado para o controle do colesterol.

Segue abaixo uma receita nossa especial:

Cogumelos Hiratakes ao Toque de Mel

Ingredientes:
   1 bandeja de cogumelos hiratake (200g de cogumelos)
   Mel de abelha sem ferrão ou mel tradicional da abelha apis
   Limão siciliano
   Azeite extra-virgem
   Manteiga sem sal
   Alecrim
   Tomilho
   Salsa e cebolinha


Modo de preparo:

Forre uma travessa com papel alumínio, deixando uma parte para embrulhar os cogumelos. Disponha as pétalas do hiratake sobre a travessa. Misture: uma colher de sobremesa de mel, ½ limão siciliano, raspas deste limão, 1 colher de café de sal, 3 colheres de sopa de azeite e 1 colher se sopa rasa de manteiga sem sal. Regue os cogumelos com esta mistura e salpique sobre eles um pot-pourri das ervas frescas picadinhas. Feche o pacote de papel alumínio deixando uma área interna para circulação de ar e leve ao forno médio por 15 min. Pode ser servido sobre uma cama de folhas verdes.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS