RECEITA DO POOLISH (pré-fermento)






O Poolish é um termo polonês utilizado para referir-se ao pré-fermento, que é utilizado desde 1840. O Poolish era largamente utilizado na Áustria na elaboração dos tradicionais pães de Viena e, por volta de 1920 foi levado para a França, onde é utilizado até hoje.

Este pré-fermento é elaborado em duas etapas, sendo que na primeira elabora-se uma massa bem mole, quase líquida, constituída por pequenos percentuais de fermento e iguais quantidades de água e farinha de trigo. Nesse caso, a quantidade de fermento é variável, em função do tempo disponível para a fermentação desse material, conforme é mostrado a seguir:

. 2 horas de fermentação, 2,5% de fermento
. 3 horas de fermentação, 1,5% de fermento
. 8 horas de fermentação, 0,5% de fermento
. 12 a 16 horas de fermentação, 0,1% de fermento

Após o preparo, a massa deverá ser colocada para descansar até que cresça mais que o dobro, sob temperatura mantida entre 22 e 28 OC.

A segunda etapa consiste no preparo da massa definitiva (SUA RECEITA DE PÃO), lembrando de não colocar o sal sobre o pré-fermento, para não limitar ou impedir a sua atuação. Após a  elaboração  da sua receita, a massa deverá ser novamente colocada para descansar até dobrar de volume.

O seu pão ficará extremamente macio!!! 


Ingredientes para Poolish  
(ver imagem da minha receita na chamada deste post!)

85g de farinha de trigo
85g de farinha de trigo integral
170g de água
0.5g de fermento seco


Instruções para o poolish
Para o Poolish, junte todos os ingredientes e misture bem, até ficar bem incorporados. Após este processo, deixe descansar de 8 a 12 horas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS