ESTÁ COM DIFICULDADE DE ENGRAVIDAR? Coenzima Q10 pode ajudar segundo estudo científico




A Coenzima Q10 (CoQ10) é um antioxidante que você produz naturalmente e estimula o crescimento e a atividade das células. A CoQ10 é um componente essencial das mitocôndrias envolvido na produção de energia da célula e, além disso, possui propriedades antioxidantes ao inibir a oxidação do DNA. Os níveis de CoQ10 diminuem com a idade de forma semelhante à diminuição da fertilidade, enquanto a taxa de alteração cromossômica (genética) dos óvulos aumenta. Isso pode sugerir a contribuição fundamental dos níveis reduzidos de CoQ10 para o envelhecimento ovariano.

As mitocôndrias são as estruturas mais abundantes em óvulos e embriões precoces. A maturação de um óvulo levando à ovulação é um processo complexo que requer a formação do fuso meiótico e a produção de energia pelas mitocôndrias. Uma função mitocondrial interrompida poderia levar à parada da maturação do óvulo e comprometer o desenvolvimento do embrião. Além do envelhecimento, o estresse oxidativo e a disfunção mitocondrial podem ser uma possível explicação para a má resposta ovariana nos ciclos de fertilização in vitro.

Um estudo recente de um grupo chinês publicado na revista “Reproductive Biology  and Endocrinology” mostrou que a suplementação da Coenzima Q10 pode aumentar as chances de gravidez, principalmente em mulheres acima de 35 anos. Nesse estudo, as pacientes tratadas com CoQ10 tinham maior probabilidade de ter um nascimento (28,95%) em relação aos controles (15,54%). Um outro estudo em animais mostrou que a CoQ10 neutraliza e até reverte os efeitos do envelhecimento no desenvolvimento dos folículos ovarianos, embora os mecanismos exatos permaneçam desconhecidos. Em conjunto, estes resultados são favoráveis ao uso da CoQ10 como um suplemento na fertilidade feminina.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS