BENEFÍCIOS A SAÚDE DO ÓLEO DE LICURI:




O óleo de licuri é extraído da amêndoa da planta de mesmo nome, da espécie Syagrus coronata. Pertencente da família Arecaceae, é uma palmeira nativa das regiões secas e áridas da caatinga, no nordeste do Brasil.
O fruto é uma ótima fonte nutricional. Segundo uma pesquisa do Ministério da Educação, ele contém nutrientes como cobre, ferro, manganês, zinco, cálcio e magnésio. Com tais propriedades, o óleo pode garantir o bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico, prevenir a osteoporose e fortalecer os ossos, além de prevenir aterosclerose, problemas cardíacos, artrite reumatoide, infecções, hipoglicemia, inflamações, lúpus, etc.
Ele pode agir também contra a diabetes graças a presença de manganês, que ajuda na liberação da insulina e no metabolismo da glicose. Também auxilia na síntese de ácidos graxos essenciais ao organismo e na liberação de hormônios da tireoide e hormônios sexuais. O ferro é essencial para a dieta das crianças, já que sua deficiência pode causar distúrbios de aprendizagem, decréscimo na produção de energia e alterações do aparelho digestivo. Além disso, o ferro previne a anemia e ajuda no desenvolvimento mental.
O óleo de licuri apresenta diversos benefícios à nossa saúde devido aos ácidos graxos de cadeia média (AGCM) nele presentes, que são gorduras saturadas de fácil digestão. Os três principais ácidos graxos presentes no óleo são o ácido láurico (36%), o ácido caprílico (24%) e o ácido cáprico (14%).
Esses ácidos graxos podem ser utilizados como suplementos alimentares já que ajudam a reduzir o acúmulo de gordura, promovem saciedade, liberam energia e auxiliam no funcionamento do metabolismo e da tireoide. Essas propriedades podem auxiliar no processo de perda de peso.
O ácido láurico tem ação antibacteriana, antiviral e antiprotozoária. Previne organismos como citomegalovirus, Chlamydia trachomatis (clamídia), Streptococcus (diversas doenças, entre elas a meningite e a faringite estreptocócica), giárdia (giardíase), Helicabacter pylori (gastrite e úlcera), Herpes simplex (herpes), etc.
O ácido caprílico, com sua ação antifúngica, previne a candidíase de repetição (causado pela Candida albicans) e age contra os seus sintomas. Além disso, age também contra salmonella, micose, gastroenterite e staphylococcus.
O ácido cáprico tem papel fundamental no metabolismo da glicose e dos lipídeos. Já existem estudos que ligam o ácido cáprico ao tratamento da diabetes, como este, publicado na Journal of Biological Chemistry.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS