PROBIÓTICOS PODEM AJUDAR NA REDUÇÃO DO COLESTEROL



FONTE DA IMAGEM: https://www.lifeextension.com

Probióticos são microorganismos vivos, que vivem naturalmente no intestino humano e oferecem benefícios tanto imunológicos como digestivos, podendo ser encontrados no iogurte e através de suplementos, por exemplo.

A utilização de bactérias vivas tem ganhado atenção dos profissionais de saúde diante do seu importante papel na manutenção de uma microbiota intestinal saudável, a fim de  prevenir doenças crônicas, como as cardiovasculares, por exemplo.

Em estudos científicos, a bactéria, conhecida como Lactobacillus reuteri, demonstrou reduzir os níveis sanguíneos de colesterol LDL (o “mau” colesterol).

Os pesquisadores investigaram a cepa de Lactobacillus reuteri no qual poderia diminuir os níveis sanguíneos de ésteres de colesterol – moléculas de colesterol ligadas a ácidos graxos, uma combinação que corresponde à maior parte do colesterol presente no sangue e ultimamente está mais relacionado aos problemas cardiovasculares, pois estas moléculas acumulam-se mais facilmente às placas de gordura nas artérias.

Os cientistas têm proposto que as cepas de Lactobacillus afetam os níveis de colesterol de várias formas, incluindo a quebra de sais biliares. L. reuteri foi fermentado e formulado para otimizar o efeito sobre o colesterol e sais biliares. Os sais biliares são sintetizados no fígado pelos hepatócitos a partir do colesterol. O colesterol é eliminado do corpo pela conversão em ácidos biliares, os quais são excretados nas fezes e são, portanto, importante fonte de eliminação de colesterol do organismo.

O mecanismo mais significativo de excreção de colesterol é fornecido pelos sais biliares, tanto como um produto metabólico quanto como um solubilizador (bile). Sabe-se que uma parte do colesterol no intestino é modificada por bactérias, talvez pela incorporação de colesterol intestinal pelo microrganismo, ou pela desconjugação dos sais biliares (não serão reabsorvidos), ou ainda pela inibição da síntese de colesterol hepático e/ou redistribuição de colesterol do plasma para o fígado através dos ácidos graxos de cadeia curta.

Com base na correlação entre a redução do LDL e medidas dos ácidos biliares no intestino, os resultados do presente estudo sugerem que o probiótico desconjugou os sais biliares, levando à redução de LDL e da absorção de colesterol no intestino.

Outras pesquisas cientificas, relatam outros probióticos em prol dos benefícios da redução do colesterol, como L. Herveticus, L. Bulgaricus, L. Thermophilus, L. Acidophilus, porém necessitam de mais estudos para comprovação.


REFERENCIAS UTILIZADAS:

- VAGHEF-MEHRABANY, Elnaz et al. Effects of probiotic supplementation on lipid profile of women with rheumatoid arthritis: a randomized placebo-controlled clinical trial. Health promotion perspectives, v. 7, n. 2, p. 95, 2017.

- SHIMIZU, Mikiko et al. Meta-analysis: effects of probiotic supplementation on lipid profiles in normal to mildly hypercholesterolemic individuals. PLoS One, v. 10, n. 10, p. e0139795, 2015.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS