NOVO ESTUDO CIENTÍFICO (2018) SOBRE SARCOPENIA

FONTE DA IMAGEM: https://www.newportnaturalhealth.com


No consultório tenho tido muitos pacientes com o quadro de sarcopenia principalmente em mulheres, porém o diagnóstico ainda é difícil na prática clínica nutricional. O estudo cientifico citado abaixo, mostra um novo caminho para esse diagnóstico e assim um tratamento nutricional adequado para o caso.

Considerando que os métodos comumente utilizados para diagnóstico da Sarcopenia podem ser onerosos, Kwak e colaboradores realizaram estudo com objetivo de verificar se biomarcadores moleculares podem ser eficientes para o diagnóstico precoce e prognóstico da sarcopenia na prática clínica.
Para isso, 96 pacientes com idade superior a 60 anos foram avaliados, sendo que 50 idosos apresentavam diagnóstico de sarcopenia moderada e 46 idosos não apresentavam alteração de força e massa muscular. Os grupos realizaram exames de BIA para avaliação de massa muscular esquelética apendicular (ASM), força de preensão da mão dominante, e a velocidade de caminhada de 4m. Também, foram avaliados 21 biomarcadores séricos.
Os autores desenvolveram um escore de risco a partir de quatro biomarcadores séricos, incluindo aqueles que diferiram significativamente entre o grupo saudável e com sarcopenia: Interleucina 6(IL-6), proteína secretada ácida e rica em cisteína(SPARC), Fator de inibição da migração de macrófagos (MIF) e  Fator de Crescimento Semelhante a Insulina 1 (IGF-1). Foi realizada análise de regressão para múltiplos biomarcadores, e a pontuação de risco para cada indivíduo foi calculada como a soma da pontuação de risco para cada biomarcador, que foi derivada da multiplicação do nível sérico de um biomarcador pelo coeficiente correspondente. Posteriormente, os indivíduos foram divididos em dois grupos (alto e baixo risco de sarcopenia), utilizando o corte mediano do escore de risco como um limiar.
A frequência de sarcopenia clinicamente identificada foi significativamente maior no grupo de alto risco pelo escore do que no grupo de baixo risco (p = 0,002, intervalo de confiança de 95% (IC) = 1,56-11,59), indicando que a análise de biomarcadores é clinicamente valiosa para o diagnóstico da doença. O melhor valor de corte de 1,529 apresentou sensibilidade de 70,0% e especificidade de 78,3% (IC95% = 2,80-21,69, p <0,0001).
Os resultados sugerem que o escore de risco baseado em múltiplos biomarcadores selecionados demonstra bom valor preditivo para a sarcopenia.

FONTE DA MATÉRIA: estudo divulgado pelo portal http://www.nutritotal.com.br

REFERÊNCIA:
- KWAK, Ju Yeon et al. Prediction of sarcopenia using a combination of multiple serum biomarkers. Scientific Reports, [s.l.], v. 8, n. 1, p.1-10, 5 jun. 2018. Springer Nature. http://dx.doi.org/10.1038/s41598-018-26617-9.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS