DICA DO PERSONAL NETTO: Vencendo a depressão com ajuda da atividade física!



FONTE DA IMAGEM: https://www.steadyhealth.com

Quando o assunto é ansiedade e a depressão uma dica científica para auxiliar no tratamento é a atividade física, e tenho bases fortes para te convencer disto neste post!

Entre as atividades que ajudam a melhorar o humor, amenizar o sentimento de tristeza e preparar o cérebro para lidar melhor com o estresse está a prática regular de exercícios físicos. Nesse sentido, além de ajudar a prevenir transtornos mentais, os exercícios aeróbicos, por exemplo, auxiliam na diminuição dos sintomas da depressão.

Vários estudos têm mostrado o exercício como promotor da qualidade de vida e profilático para esses males do mundo moderno, isto porque o exercício físico libera vários hormônios e neurotransmissores durante a sua prática, como:
1.     Endorfina
2.     Serotonina
3.     Dopamina

Estudos mostram que caminhadas e corridas regulares algumas vezes por semana são importantes como parte do tratamento. Por outro lado, pesquisas com idosos deprimidos destacaram que a prática semanal da musculação melhorou a qualidade de vida e o sono dessas pessoas. Isso acontece porque a atividade física aumenta os níveis de endorfina no organismo e, ao ser liberado, o hormônio estimula a sensação de bem-estar, conforto, bom humor e alegria.

A batalha contra a doença não é fácil. É preciso, no entanto, saber que há como vencer a depressão, assim, procure um profissional de Educação Física capacitado e comece essa mudança de hábito na sua vida. Seu corpo e sua mente agradecerão!


_________________
FONTE DA MATÉRIA:

- VANCAMPFORT, Davy et al. Sedentary behavior and physical activity levels in people with schizophrenia, bipolar disorder and major depressive disorder: a global systematic review and metaanalysis. World Psychiatry, v. 16, n. 3, p. 308-315, 2017.
- SCHUCH, Felipe et al. Physical activity and sedentary behavior in people with major depressive disorder: a systematic review and meta-analysis. Journal of affective disorders, v. 210, p. 139-150, 2017.
- HOLMQUIST, Sofie et al. Low physical activity as a key differentiating factor in the potential highrisk profile for depressive symptoms in older adults. Depression and anxiety, v. 34, n. 9, p. 817-825, 2017.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS