Benefícios Científicos do Óleo de Pequi



O pequi é uma planta típica do cerrado brasileiro que possui uma casca de coloração verde e, em seu interior, uma polpa amarela comestível. A extração de suas polpas e sementes dá origem a um óleo com propriedades incríveis.
Os estudos comprovam que o óleo de pequi traz diversos benefícios para o organismo como: Proteção cardiovascular, menos inflamação muscular, redução de danos no DNA das células, menos estresse oxidativo (quando a prática de exercícios físicos é de longa duração e intensidade), prevenção de doenças degenerativas e auxílio na redução de pressão arterial, são algumas das vantagens elencadas nas pesquisas científicas.
Uma pesquisa feita pela Universidade de Brasília (UnB), com um grupo de atletas, revelou que o óleo de pequi possui efeito de combate à inflamações. Constatou-se que a inflamação geral das articulações e músculos foram reduzidas após os treinamentos. O que pode ser explicado devido os altos níveis de compostos anti-inflamatórios encontrados no pequi.
O uso de óleo de pequi previne lesões, estresse oxidativo e normaliza a pressão arterial (benefícios característicos do Ômega 9).
Estudos mostram que, quando o tratamento quimioterápico é associado com o óleo de pequi, o organismo sofre menos danos. Porém, mais estudos precisam ser feitos.
Exatamente por seu poder anti-inflamatório, o óleo de pequi também pode ser utilizado como uma solução natural para a asma.
O óleo de pequi é rico em Vitamina A e com alto teor de carotenoide, que atua como antioxidante, que gera uma melhora do sistema ocular e auxilia no rejuvenescimento da pele e no combate ao envelhecimento precoce.

Para saber quantas miligramas é ideal para o seu caso, consulte seu Nutricionista Clínico!!!




ESTUDOS CIENTÍFICOS:

- DE OLIVEIRA LEMES, Erick et al. Levantamento da Utilização do Pequi (Caryocar brasiliense camb.) como Agente Antioxidante na Prevenção de Doenças Neurodegenerativas. UNICIÊNCIAS, v. 21, n. 2, p. 110-114, 2017.
- ARAÚJO, Priscila de S. et al. Resumo: Atividade Inibitória sobre a migração de leucócitos do óleo de pequi (Caryocar brasiliense Camb.) em modelo de pleurisia em ratos. PECIBES, supl. 1, 34, 2015. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 1, n. 1 Supl., 2017.
- NASCIMENTO, Wcleubianne Matias et al. Estudo da resistência cicatricial cutânea de ratos tratados com óleo de pequi (Caryocar brasiliense). ConScientiae Saúde, v. 14, n. 3, p. 449-455, 2016.
- BEZERRA, N. K. M. S.; BARROS, T. L.; COELHO, N. P. M. F. A ação do óleo de pequi (Caryocar brasiliense) no processo cicatricial de lesões cutâneas em ratos. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 17, n. a00101s1, p. 875-880, 2015.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS